A tradicional desconfiança que ronda a Inglaterra em Copas do Mundo já se transformou em otimismo na Rússia. Alimentando o sonho de ser campeão mundial pela segunda vez em sua história, os ingleses ficaram a dois passos de concretizá-lo ao vencer a Suécia por 2 a 0 neste sábado, em Samara, avançando às semifinais do torneio pela primeira vez desde 1990. O zagueiro Maguire e o meia Dele Alli marcaram os gols do jogo.
O triunfo inglês faz com que a Inglaterra chegue às semifinais de uma Copa do Mundo apenas pela terceira vez na história. O English Team havia alcançado esta fase apenas em 1966, quando venceu o torneio em casa, e 1990, quando caiu para a Alemanha, que viria a ser a vencedora daquela edição. Pronto para disputar uma vaga na final após 28 anos, o time de Gareth Southgate agora aguarda seu adversário, que virá do confronto entre Rússia e Croácia, que jogam em Sochi, neste sábado. O duelo valendo um lugar na decisão ocorre na próxima quarta-feira, no Lujniki, em Moscou, às 15h (de Brasília).
Artilheiro da Copa do Mundo com seis gols, Harry Kane não conseguiu balançar as redes neste sábado. Esta foi a primeira partida em que o atacante entrou e campo e passou branco no torneio, tendo marcado anteriormente contra Tunísia, Panamá e Colômbia. Ainda assim, o capitão foi importante no ataque inglês, criando espaço para os companheiros e dando trabalho à marcação sueca.
Embora a Inglaterra tenha controlado as ações ofensivas em boa parte do jogo, o goleiro Pickford foi uma das estrelas do confronto. Quando foi acionado, o arqueiro brilhou e fez três defesas fantásticas – que lhe renderam o prêmio de Homem do Jogo, concedido pela Fifa através de votação popular.
Pickford salva e time, enfim, decide
Depois das diversas oportunidades desperdiçadas na etapa inicial, a Inglaterra quase foi penalizada no primeiro minuto do segundo tempo. Após cruzamento da esquerda, Berg subiu mais alto do que Young e cabeceou forte, no canto, mas parou em grande defesa de Pickford.
Talvez “ligada” pelo susto, a Inglaterra não demorou a transformar seu domínio em uma vantagem maior. Depois de a bola ronda a área sueca, Henderson cruzou na segunda trave e três ingleses apareceram livres. Coube a Dele Alli, mais bem posicionado, testar para vencer Olsen e abrir 2 a 0.
Os ingleses pareceram relaxar com o segundo tento e quase foram surpreendidos com a jogada plasticamente mais bonita da partida. Claesson pedalou para cima da marcação e passou por Young. O meia, então, abriu para Toivonen, que cruzou rasteiro para Berg. O centroavante só rolou para Claesson, na marca do pênalti, chutar rasteiro e parar em outra ótima intervenção de Pickford.
Os suecos seguiram tentando ameaçar na base da pressão, mas não conseguiram construir outra chance daquela. Com o contra-ataque à disposição, Kane segurou bem a bola e distribuiu para Sterling e Lingard. Os companheiros, no entanto, não conseguiram consagrar a boa partida do centroavante.
FICHA TÉCNICA
SUÉCIA 0 X 2 INGLATERRA
Local: Cosmos Arena, em Samara (Rússia)
Data: 7 de julho de 2018 (Sábado)
Horário: 11h(de Brasília)
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Assistentes: San Van Roekel (Holanda) e Erwin Zeinstra (Holanda)
Cartões amarelos: Larsson e Guidetti (Suécia); Maguire (Inglaterra)
Gols:
INGLATERRA: Maguire, aos 30 minutos do primeiro, e Dele Alli, aos 14 minutos do segundo tempo
SUÉCIA: Olsen; Krafth (Jansson), Lindelöf, Granqvist e Augustinsson; Claesson, Larsson, Ekdal e Forsberg (Olsson); Toivonen (Guidetti) e Berg
Técnico: Janne Andersson
INGLATERRA: Pickford; Walker, Stones e Maguire; Trippier, Lingard, Henderson (Dier) e Young; Dele Alli (Delph); Sterling (Rashford) e Kane
Técnico: Gareth Southgate
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Informações do Globo Esporte e Gazeta Esportiva