A Polícia Militar do Estado de Sergipe, através do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), flagrou um homem de 60 anos em posse de 54 aves silvestres na tarde da segunda-feira, 1º, no bairro Industrial. Os animais foram apreendidos em gaiolas, sendo que alguns apresentavam sinais de maus tratos.
Por volta das 16h, o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) acionou a guarnição Arara 02, composta pelo cabo Sérvulo e soldados Cunha e Bittencourt, para averiguar a denúncia sobre uma grande movimentação diária de pessoas com gaiolas numa residência localizada na Rua Belém, bairro Industrial.
Segundo o informe, aparentemente existia o comércio de pássaros na localidade. Na casa, a guarnição flagrou um idoso com 54 animais e 49 gaiolas, sendo que as espécies estavam armazenadas em pequenos cômodos, sem ventilação, dividindo o espaço com lixo e pneus velhos. Na abordagem, o infrator negou que comercializasse aves silvestres e disse apenas que, desde pequeno, tinha o hábito de criar passarinhos.
Os pássaros, comuns na fauna sergipana, foram identificados como caboclinhos, assanhaços e azulões, frisando que havia quatro espécies desconhecidas para os militares do PPAmb. O homem foi detido e encaminhado à Delegacia Plantonista, juntamente com os animais, que, após apresentados ao delegado, foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA (CETAS), já que alguns apresentavam sinais de maus tratos, a exemplo de cegueira, como consequência do ambiente insalubre a que estavam submetidos.
Fonte: PM/SE