Atendendo orientação expressa do governador Jackson Barreto, o Governo de Sergipe acatou sugestão do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese) e efetuará, no próximo mês de dezembro, o pagamento referente a duas parcelas retroativos do reajuste do piso salarial do magistério. Com este pagamento, o Governo quita seis meses referentes ao ano de 2013.
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook
Esse acordo é referente ao retroativo do reajuste de 7,97% de 2013 negociados com o governo e aprovado na Assembleia Legislativa no mês de setembro passado e que começou a ser pago no próprio mês de setembro.
No acordo ficou acertado que o pagamento dos meses anteriores a setembro seriam pagos em oito parcelas. O Sintese solicitou então que duas dessas parcelas fossem pagas em dezembro deste ano e as demais fossem pagas em seis parcelas de janeiro a junho de 2014.
Esse fechamento de questão reforça o caráter democrático do governo que, em nenhum momento, fechou as portas para as negociações com os representantes da categoria e que, apesar das dificuldades conjunturais da economia que afeta os repasses da União para os Estados, o Governo realiza um esforço muito grande para atender essa reivindicação dos professores.
No decorrer do processo de negociação, o Governo propôs pagar uma parcela neste mês de dezembro. O Sintese apresentou uma contraproposta de serem pagas duas parcelas, ainda este ano, e as demais a partir de janeiro de 2014, o que foi aceito pelo Governo.
A partir de janeiro de 2014, o Governo dará continuidade ao pagamento do retroativo restante e continuará dialogando sobre o pagamento do reajuste referente ao ano de 2012, bem como o pagamento do piso de 2014, após anúncio pelo Ministério da Educação.
Agência Sergipe de Notícias