O governador Jackson Barreto reuniu-se com o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE), o desembargador Cezário Siqueira, e demais desembargadores da Casa, nesta quinta-feira, 03, para dialogar sobre as dificuldades financeiras do Estado e discutir o apoio da Justiça sergipana para o reequilíbrio econômico das contas estaduais. A reunião, realizada na sede do TJ-SE, contou com a presença do vice-governador, Belivaldo Chagas, da procuradora-geral do Estado, Aparecida Gama e dos secretários de Estado do Planejamento, Rosman Pereira e da Fazenda, Josué Modesto dos Passos Subrinho.
Para o presidente do TJ, a postura dos gestores do Executivo ao promover o constante diálogo entre os poderes evidencia o respeito do governo do Estado aos valores democráticos. “Esta reunião foi extremamente importante porque demonstra que, em Sergipe, o diálogo, a harmonia entre os poderes não está apenas na Constituição, mas está, de fato, sendo exercitada. O governador, o vice-governador, a procuradora e os secretários nos relataram a respeito da situação financeira do Estado e das medidas que estão sendo tomadas, tanto de contingenciamento de despesas quanto medidas legislativas, que estão sendo estudadas para envio à Assembléia, para que se possa incrementar a receita estadual e ajudar Sergipe a atravessar esse período difícil pelo qual passa não só o estado como todo o país”, explicou o desembargador Cezário Siqueira.
De acordo com o secretário Rosman Pereira, a apresentação da real situação do Estado e a busca por soluções conjuntas são ainda mais necessárias à administração pública devido ao período de crise enfrentado no país. “Discutimos, com toda boa vontade do Tribunal de Justiça, as dificuldades que o Estado vem enfrentando com o agravamento da crise econômica que assola todo o país e que também atinge o nosso estado. Temos tomado medidas conjuntas para que possamos maximizar os recursos do Estado para atender as necessidades tanto do Executivo como dos demais poderes. Tivemos toda compreensão do Judiciário, já que é do conhecimento de todos esse agravamento da crise e cada dia temos trabalhado com esta consciência. O apoio, não somente o Tribunal de Justiça, mas também do poder Legislativo é essencial nesse momento de austeridade. Estamos sempre cortando gastos para que a gente possa conseguir pagar as contas e honrar com todos os compromissos que o Estado tem não somente no âmbito da administração pública do poder Executivo, mas também com relação aos repasses do duodécimo dos poderes”.
Segundo o presidente Cezário Siqueira, o Tribunal em apoio ao Estado também tem adotado medidas internas para a contenção de despesas e procurado se empenhar no andamento de processos que auxiliem a gestão estadual a enfrentar o período crítico que a economia atravessa. “O Tribunal de Justiça expôs ao governador e secretários presentes todas as ações que estão sendo feitas pelo poder Judiciário no sentido de reduzir valores de cargos em comissão e economia com gastos no nosso custeio, de forma a poder reduzir despesas. Também buscamos agilizar as ações nas quais se discutem interesses financeiros do Estado, de forma que, com o êxito destas, se possa reaver valores o mais rápido possível”, acrescentou o desembargador.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
por Agência Sergipe de Notícias