A Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado de Sergipe (SEPLAG), divulgou nesta quarta-feira, 13, a relação dos 101 profissionais que participaram do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária, que irão atuar no Programa Projovem Urbano, da Secretaria de Estado da Educação(SEED).
“Foram chamados 70 professores, 20 educadores para acolhimento de crianças, 10 merendeiras e 1oficial administrativo. A partir do dia 15 deste mês, eles irão participar da perícia médica para que possam trabalhar no programa”, disse José Trindade Júnior, coordenador estadual do Projovem Urbano.
Conforme a programação do evento, acontecerão palestras dos professores VictorVlademir, Kátia Valéria, Aldjane e Júnior Trindade. Serão discutidos o Manual do Educador: Orientações Gerais; Participação Cidadã e o Plano de Ação Comunitária(PLA) no contexto do Projovem Urbano; Apropriação da Prática de Letramento no Projovem Urbano e as Sínteses integradoras no contexto do programa -instrumentos para análise e avaliação das sínteses integradoras.
Matículas
Segundo José Trindade Júnior, as matrículas para o ProJovem Urbano prosseguem abertas até o dia 25 de junho. Estão sendo ofertadas para Sergipe duas mil vagas distribuídas em 11 municípios/núcleos.
“Até o momento, registramos 850 alunos inscritos. Estamos percorrendo vários municípios do Estado, objetivando ocupar todas as vagas oferecidas”, ressaltou.
O Governo Federal investiu R$ 6 milhões para a implementação do ProJovem Urbano em Sergipe, que serão aplicados em ações estruturais e operacionais. Podem se inscrever no programa jovens que tenham entre 18 e 29 anos, saibam ler e escrever e que não tenham concluído o ensino fundamental.
Grade curricular
O aluno matriculado no ProJovem Urbano vai concluir o ensino fundamental em 18 meses. Ele encontrará aulas de informática dentro da grade curricular e poderá optar por uma qualificação profissional nas áreas de Telemática ou Turismo e Hospitalidade.
O estudante também receberá alimentação e fardamento para identificação. Aquele que tiver 75% de freqüência terá direito a uma bolsa-incentivo no valor de R$ 100 por mês.
As inscrições são feitas na sede dos 11 municípios/núcleos: Aquidabã, Boquim, Brejo, Canindé do São Francisco, Japaratuba, Japoatã, Neópolis, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Tomar do Geru. Para a matrícula são necessários os originais e cópias da carteira de identidade, comprovante de residência e histórico escolar.
Projovem Urbano
O programa é fruto de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo Estadual. Objetiva promover a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental.
O Projovem visa à conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos Integrada à qualidade profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania, na forma de curso, conforme previsto no art. 81 da lei número 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
A relação completa dos profissionais que irão atuar no Projovem Urbano você vê clicando aqui.
Por Ascom/Seeed