Após participar de missa em ação de Graças, o governador Jackson Barreto anunciou parte do secretariado em entrevista coletiva no Palácio de Veraneio, na manhã desta quarta-feira, 31. Foram apresentados 14 nomes de auxiliares que comporão o primeiro escalão nas pastas de Agricultura, Casa Civil, Comunicação, Educação, Fazenda, Governo, Infraestrutura, Justiça, Planejamento, Saúde, Segurança Pública, Turismo além da Procuradoria Geral do Estado e Controladoria Geral do Estado. Jackson enumerou o que espera dos novos assistentes. “Espero compromisso com nosso estado, com nosso povo. Buscamos eficiência e uma reposta à altura da confiança depositada pelo povo sergipano em nossa gestão. Queremos dedicação ao trabalho”, declarou.
A primeira mudança anunciada pelo governador foi a ida do vice-governador Belivaldo Chagas para a Casa Civil, em substituição a José Macedo Sobral, que passará a administrar a Secretaria de Estado de Saúde.
“Nós ampliamos muito a rede de saúde do estado com hospitais clínicas, UTI, mas não estamos tendo recursos suficientes para manter a ampliação dessa rede construída por Jackson e Déda. Precisamos fazer com que os recursos cheguem aos hospitais, às unidades de pronto atendimento. É preciso melhorar o atendimento”, declarou Jackson.
Para a secretaria de Educação, o escolhido foi o professor Jorge Carvalho, que estava na direção da Segrase (Serviços Gráficos de Sergipe). Quem assume a secretaria de Justiça é Antônio Hora Filho, em substituição a Walter Lima.
A agricultura passa ao comando de Esmeraldo Leal dos Santos. Membro da direção do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e sociólogo, Esmeraldo assume uma secretaria que alavancou a agricultura familiar nos últimos sete anos, alcançando resultados positivos na produção de milho, arroz e leite.
“Nossa expectativa é muito boa porque vivemos um momento em que a agricultura ganha muita força no país e que Sergipe vem surpreendendo na sua produção, a exemplo do milho. Jackson sempre demonstrou respeito ao campo e ao trabalhador rural. Temos um campo rico, um povo trabalhador e um governo comprometido, portanto, não temos dúvidas que teremos muitos desafios e bons resultados. Sergipe é modelo nacional de regularização fundiária e desapropriação negociada. Isso nos orgulha e nos motiva para o desafio de melhorar ainda mais esse padrão de qualidade”, disse.
Outro anúncio foi a incorporação de Mendonça Filho na Secretaria de Segurança Pública. Jackson Barreto justificou a escolha de Mendonça destacando sua atuação na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) e na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.
“Eu pedi ao novo secretário de Segurança compromisso e dedicação total à pasta. Acredito na experiência de Mendonça na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Mendonça sempre se dedicou à segurança no Planalto e poderá nos ajudar no nosso estado. Nosso objetivo é ter uma segurança mais eficiente”, disse.
Advogado e deputado federal por três mandatos, Mendonça Prado admitiu a dificuldade em gerenciar a Segurança Pública e disse que trabalhará com as polícias Civil e Militar para implantação de um plano de combate à violência.
“Reconhecemos que Sergipe tem um dos maiores índices de violência do país e trabalharemos com base nessas estáticas para montar um plano de combate à violência. Essa é uma pasta complexa, um assunto que angustia a sociedade e requer ações eficientes e enérgicas. Queremos a proteção de nossos cidadãos e o combate àqueles que praticam delitos. Teremos um período de transição de 30 dias e em fevereiro, assumimos a pasta e apresentaremos um plano de segurança pública. Todas as ações serão realizadas em conjunto coma polícia civil e militar”, informou.
As secretarias de Infraestrutura, de Governo e de Turismo, Esporte e Lazer permanecem com os atuais gestores, Valmor Barbosa, Benedito Figueiredo e Adilson Júnior, respectivamente. João Augusto Gama continua da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e Jefferson Passos na Fazenda (Sefaz). A secretaria de Estado de Comunicação continua capitaneada pelo jornalista Sales Neto, assim como a Controladoria Geral do Estado permanece sob a coordenação de Adinelson Alves da Silva. A novidade é o procurador Arthur Cezar Azevêdo Borba na Procuradoria Geral do Estado.
Novos nomes
Jackson explicou que as mudanças no secretariado servem para melhorar ainda mais o funcionamento da máquina estatal e que os demais nomes do primeiro escalão serão apresentados até o final da próxima semana. “Indicamos agora 14 secretários e na próxima semana apresentaremos os outros nomes. Os demais nomes estão em negociação com os partidos porque queremos todos os partidos aliados participando da administração”.
Confira os secretários anunciados:
Casa Civil – Belivaldo Chagas
Secretaria de Segurança Pública – Mendonça Prado
Secretaria da Justiça – Antônio Hora
Secretaria de Educação – Jorge Carvalho
Secretaria da Saúde – Zezinho Sobral
Secretaria de Turismo – Adilson Junior
Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão – João Gama
Secretaria de Agricultura – Esmeraldo Leal
Secretaria de Infraestrutura – Valmor Barbosa
Secretaria da Fazenda – Jeferson Passos
Secretaria de Governo – Benedito Figueiredo
Secretaria de Comunicação Social – Sales Neto
Controlador-Chefe – Adnelson Alves
Procurador Geral – Artur Borba
Conheça os secretários anunciados
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Com informações da Agência Sergipe de Notícias