A Polícia Civil, através do Departamento de Combate ao Crime Tributário e Administração Pública (DEOTAP) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público do Estado, cumprem 10 mandados de prisão na capital e em municípios do interior do Estado.
A ação faz parte da Operação “Xeque Mate no Sertão”, desencadeada nesta terça-feira (11), para cumprimento de 10 mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Aracaju, Carira, Lagarto e Tobias Barreto.
No inquérito policial já concluído restou comprovada a existência de uma organização criminosa formada para a prática reiterada de crimes contra a administração pública do Município de Carira, notadamente peculato e fraude à licitação, confirmada a obtenção de lucro indevido em prejuízo dos cofres públicos.
Outros desdobramentos ainda estão em andamento no DEOTAP, que já contabilizou um prejuízo da ordem de mais de 7 milhões de reais, havendo levantamentos preliminares que apontam desvios de quase três vezes este valor.
Até o momento, cinco pessoas foram presas, entre elas os ex-prefeitos de Carira, João Bosco Machado e Diogo Machado, pai e filho, além de ex-secretários. Já em Tobias Barreto, um empresário também foi preso.
O DEOTAP aponta que os suspeitos praticaram crimes de peculato e fraudes à licitação, provocando desvio de verbas públicas que podem chegar até R$ 20 milhões.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Com informações de Paulo Sousa