A Prefeitura de Aracaju atendeu a um pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Sergipe que solicitou, no dia 13 de agosto, o processo de vistoria em escolas municipais da capital. O órgão solicitou que, as escolas que participarão do processo eleitoral recebendo eleitores para votação, comecem a se preparar para o primeiro turno das eleições 2018. O TRE exige que as 42 instituições selecionadas passem por revisões na rede elétrica e ofereçam acessibilidade aos eleitores, principalmente aos deficientes.
Duas escolas estão em processo de adaptação, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek e a Emef Sabino Ribeiro. Trata-se de adequar os banheiros e separar, por meio de entradas de acesso distintas, sanitários de pessoas com deficiência física dos banheiros destinados às pessoas que não possuem deficiência. Na revisão elétrica, os pontos de tomadas estão sendo checados.
As escolas, que receberam a solicitação diretamente do TRE, comunicaram à Secretaria Municipal de Educação (Semed) que, junto com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emurb), acompanham o processo de vistoria e de adaptação das instituições. Como o procedimento envolve obras, a empresa Teccol foi contratada para ajustar os banheiros. Além disso, portas e fechaduras de algumas salas de aula também foram substituídas.
Na Emef Juscelino Kubitschek, no bairro Coroa do Meio, a revisão da rede elétrica já foi realizada e só resta a adaptação dos banheiros masculino e feminino, que aguardam o revestimento e o granito para serem concluídos. A arquiteta da Semed, Rafaela Azevedo, está acompanhando as obras e explica que a acessibilidade é a prioridade do TRE. “Os banheiros de deficientes e não-deficientes devem ter entrada independente, três barras de apoio e não podem ter desnível na entrada”, detalha.
Rafaela garante que a Semed irá concluir as adaptações das escolas dentro do prazo dado pelo TRE, 20 de setembro. “Queremos entregar as escolas prontas até essa data porque quinze dias antes das eleições o TRE já começa vistoriar se a escola está adaptada”, explicou. O intuito é permitir que os 408.312 eleitores de Aracaju, segundo levantamento realizado pela Conferência Nacional dos Municípios (CNM), tenham acessibilidade nas escolas no dia sete de outubro e contribuir para que o processo eleitoral ocorra sem nenhum problema.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Da Agência Aracaju de Notícias