O governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, realiza nesta terça (1º) e quarta-feira (2) mais uma edição da Revisão Final do Preuni, uma maratona intensiva de revisões e dicas para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, que serão aplicadas nos próximos dias 5 e 6 de novembro.
Abertas ao público, as aulas da Revisão Final serão realizadas no ginásio de esportes Constâncio Vieira, em Aracaju, das 13h30 às 20h, local com capacidade para acomodar os 5.000 estudantes que são esperados em cada um dos dias da grande revisão, e que foi preparado para receber toda essa estudantada, com a instalação de telões, sonorização completa e climatizadores de ar.
Para organizar toda essa estrutura e realizar com sucesso mais uma edição da Revisão Final, a equipe do Preuni, sob a coordenação pedagógica da professora Laila Gardênia, conta com o envolvimento e a participação direta de aproximadamente 100 profissionais de educação, entre professores da rede estadual, coordenadores e articuladores de polos do programa Pré-universitário, e técnicos dos departamentos de Educação (Ded/Seed) e de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seed).
Laila Gardênia explica que em cada dia da Revisão serão trabalhadas com os estudantes duas temáticas específicas, dentro das áreas de conhecimento da matriz curricular do Enem.
“Os estudantes que participarem dessa Revisão Final do Preuni/Seed terão acesso a materiais didáticos exclusivos, preparados por nossa equipe de professores, e poderão contar com muitas dicas e resolução de questões e problemas”, destaca a coordenadora do Preuni.
De acordo com Gardênia, aproximadamente 15 mil alunos da rede pública estadual farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2016.
“E é justamente para esse público que o governo estadual, por meio do Preuni/Seed, oferta em todas as regiões do Estado o maior curso preparatório de Sergipe para provas de seleção de universidades e faculdades, com ações executadas ao longo de todo ano”, afirma ela.
Suporte
Preocupada em oferecer condições iguais tanto para os estudantes da capital quando do interior, a Seed mais uma vez disponibiliza transporte escolar para os estudantes que não moram em Aracaju também poderem participar da grande Revisão Final.
Os estudantes presentes às aulas de revisão do Preuni receberão, além do material didático, água e lanche, nos dois dias do evento.
“Nesta edição, contamos com a parceria e o apoio fundamental da Faculdade Pio X”, ressalta Laila Gardênia.
O secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, afirma que como resultado dessas e de outras ações desenvolvidas ao longo do ano por vários departamentos e por todas as diretorias regionais de educação (DREs), “a Secretaria de Estado da Educação espera aumentar o número de estudantes da rede pública aprovados em instituições de ensino superior em relação ao ano passado”.
O diretor do Dase/Seed, Fábio Leite, acrescenta ainda que nos dois dias de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, a Seed montará mais uma vez sua estrutura de acolhimento aos estudantes da rede pública nos locais de provas em todas as regiões do Estado, quando equipes de professores estarão disponibilizando itens como água, caneta e motivação.
Preuni
Antes funcionando em 37 polos, o Preuni foi expandido em 2016 e conta agora com 44 polos, distribuídos em 29 munícipios e atende a 5.550 estudantes de todas as regiões do Estado, com aulas presenciais de segunda a sexta-feira. Aos sábados, os polos recebem grandes aulas de revisão, os chamados Aulões do Preuni.
Executadas ao longo do ano, as ações do programa Pré-universitário estendem-se até os dias das provas do ENEM, quando os professores e a equipe da coordenação pedagógica realizam um “acolhimento” aos alunos matriculados no programa.
Em cada um desses polos, os estudantes assistem a quatro aulas presenciais diariamente. A coordenadora pedagógica do Preuni, Laila Gardênia, explica que todos os polos do programa serão contemplados com os “aulões”. Ela acrescenta ainda que o DASE continua promovendo visitas de acompanhamento pedagógico do Programa Pré-Universitário/SEED.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Ascom/Seed