Duas iniciativas se somam, no próximo sábado (25), em uma grande festa de solidariedade: a celebração dos 60 anos do Externato São Francisco de Assis e a realização do VI Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba, do qual Sergipe participa pelo 5º ano consecutivo juntamente com dezenas de estados do Brasil e outros países. Um bingo beneficente será realizado, a partir das 14h, com apresentação do Coletivo Sergipano de Mulheres no Samba no encerramento. O encontro acontecerá na sede do Externato, localizado na Avenida Dr. Edélzio Vieira de Melo, nº 585, bairro Suíça (antiga Av. da Explosão).
Fundado em 4 de março de 1964, o Externato São Francisco de Assis atende atualmente 66 crianças e adolescentes na faixa etária de 3 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social e/ou pessoal da cidade de Aracaju e região. De acordo com Irmã Mabel, coordenadora do Externato, a instituição também atende famílias de várias comunidades não só de Aracaju, mas de municípios como São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Riachuelo, com doações de cestas básicas de alimentos.
“As crianças e adolescentes atendidas recebem cuidados sociais, educacionais, com creche, três refeições diárias, além de participarem de atividades como capoeira, dança, música, informática, apoio escolar, culinária, horta, dentre outras. Convidamos as pessoas a conhecerem de perto esta obra socioeducacional que já vai fazer 60 anos transformando vidas na Paz e no Bem”, afirma Irmã Mabel, que também canta junto com o Coletivo Sergipano de Mulheres no Samba. Ela é sempre uma presença carismática nas apresentações do coletivo e disponibiliza o espaço do Externato para ensaios e encontros do grupo.
Compra antecipada
Para participar do bingo e ajudar esse trabalho social, basta comprar uma cartela no valor de R$ 15 no dia do evento ou garantir a compra antecipada na portaria do Externato. As premiações serão uma churrasqueira elétrica, um liquidificador, um ventilador de mesa, um airfryer e uma cafeteira. Quem quiser doar premiações ou tirar dúvidas sobre o evento, pode entrar em contato através do telefone/whatsapp (79) 99148-5075. Quem desejar prestigiar o VI Encontro Nacional de Mulheres no Samba só precisa levar uma contribuição solidária de alimentos não perecíveis, que serão revertidos para o Externato. Ao adquirir a cartela do bingo, já se tem acesso garantido ao show, independente da doação.
“Todo ano nós realizamos o evento em praça pública para possibilitar o acesso do máximo de pessoas, mas este ano resolvemos nos unir ao Externato, para fortalecer essa iniciativa tão bonita e estar presentes na celebração dos seus 60 anos, incentivando a presença do público e a doação de alimentos para as crianças assistidas”, conta Claudia Cristine, percussionista do Samba de Moça Só e membro do Coletivo Sergipano de Mulheres no Samba.
Este ano, o evento homenageia nacionalmente a cantora e compositora Teresa Cristina e, em Sergipe, conta com a participação de diversas artistas, como Mayra Felix, Lara Caju, Celda Fontes, Rayra Mayara, Gislene Souza, Letícia Sambalê, Joésia Ramos, Rebecca Melo, Soayan, Camilla Campos, Maria Cristina, Lívia Aquino, dentre outras cantoras e instrumentistas.