Os problemas do trânsito de Aracaju foram destacados pelo vereador Emmanuel Nascimento (PT) na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta quarta-feira, 7. Na ocasião, o parlamentar cobrou da Prefeitura da lei 3.969, de sua autoria, que dispõe sobre campanhas permanentes e constantes de educação no trânsito. “O trânsito de Aracaju esta caótico, essa administração que ganhou a eleição disse que seria a solução, e até agora a situação do trânsito não foi resolvida”, disse.
O parlamentar deu exemplo de algumas ruas e avenidas da cidade que vivem constantemente engarrafadas, como a avenida Tancredo Neves. “Naquela avenida, não tem como os moradores do JK, Sol Nascente e Santa Lúcia saírem por causa dos engarrafamentos. A situação do trânsito é complexa, e é tão complexa em todas as áreas que o governo não privilegia os pedestres”, frisou.
Emmanuel informou ainda que existe uma lei de sua autoria que foi sancionada em 2010 pelo prefeito Edvaldo Nogueira, e que trata sobre a realização de campanhas permanentes de educação de trânsito em Aracaju. Segundo o vereador, é preciso conscientizar a comunidade sobre a importância do cultivo à educação no trânsito e o respeito à legislação pertinente, bem como sempre divulgar estatísticas sobre infrações cometidas, acidentes e vítimas, e principalmente meios de prevenção.
“A lei de número 3.969/2010, diz ainda que o Poder Executivo incentivará, constantemente, a educação no trânsito e o respeito ao Código Nacional de Trânsito, através de campanha permanente. É importante campanhas permanentes, inclusive na faixa de pedestres, e é importante também que o Poder Executivo cumpra essa lei, e a gente não vê o cumprimento. Na rua Itabaiana, por exemplo, as pessoas para em fila dupla, não respeitam a lei, não vê a presença dos guardas; faço um apelo ao prefeito João Alves que promova a educação permanente do trânsito, pois isso é muito importante para a comunidade”, concluiu Emmanuel.
Fonte: Ascom