Publieditorial
O estado tem trabalhado para aumentar o número de municípios aderentes
No estado, 55 municípios estão integrados à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e, nesse contexto, parceria entre a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE) e as prefeituras tem sido fundamental na simplificação dos processos que envolvem licenciamento e
registro de empresas, beneficiando os empresários sergipanos.
A RedeSim é um sistema integrado que tem como objetivo simplificar e agilizar os processos de abertura, alteração e baixa de empresas no Brasil. Quando um município é integrado ao portal Agiliza Sergipe, ele passa a oferecer diversas vantagens tanto para os empreendedores quanto para a administração pública local.
Esse processo confere inúmeras benefícios: consulta prévia automática;
procedimentos compatibilizados e integrados; redução de exigências e duplicidades documentais; garantia da linearidade do processo da perspectiva do usuário; entrada única de dados cadastrais e de documentos; informações compartilhadas; redução do tempo para registro e legalização de empresas; aumento do número de formalizações de empresas e negócios; e segurança na formalização de novas empresas.
A Jucese, em parceria com o Governo do Estado, tem intensificado o trabalho de sensibilização junto às prefeituras. Além disso, investimentos em novas tecnologias e ferramentas têm agilizado o atendimento e reduzido o tempo para conclusão do processo de abertura de empresas.
Agiliza Sergipe
O portal Agiliza Sergipe permite que os cidadãos abram ou regularizem seus negócios de forma simplificada e sem burocracia. A integração de um município ao portal contribui para o desenvolvimento econômico local e reduz a burocracia nos processos de abertura e gestão de empresas. Através dessa ferramenta, é possível integrar os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e de diversos órgãos estaduais e municipais, disponibilizando-os online em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso. O processo atualmente conta com quatro etapas: consulta de viabilidade, coleta de dados, registro e licenciamento.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Fonte: ascom/Jucese