A noite da última sexta-feira (14) teve bastante forró, alegria, diversão e muito orgulho para todos que foram participar. Com o cantor Mano Walter fazendo a abertura da noite, logo o Centro Comercial do Eduardo Gomes alcançou as expectativas de público. A festa tradicional tem o objetivo de incentivar a comemoração tradicional junina e familiar sancristovense, com um evento que possa atender todas as regiões da cidade, além de apoiar artistas do município e de Sergipe.
Para o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, a segunda edição do São João da Tradição no Eduardo Gomes é a “ressaca do São João”, sendo mais um momento para que todos possam se divertir e comemorar os festejos juninos. “Tivemos a preocupação redobrada este ano, ampliamos mais o espaço assim como a programação, reforçamos a segurança , e a expectativa é que todos possam se divertir com muita paz, alegria e amor. Fazemos isso para o povo da nossa cidade, então o desejo é que todos se divirtam bastante”.
A atração em nível nacional esperada por muitos, o cantor Mano Walter, fez a abertura da noite e cantou vários sucessos de sua carreira, levando o público à animação, dança e emoção. “Primeira vez em São Cristóvão, primeira de muitas. As expectativas para hoje são as melhores, com certeza será um showzaço, praça lotada, graças a Deus. Quero agradecer a todos que vieram prestigiar, irei retribuir toda essa atenção e carinho com um showzaço com todos os sucessos até as músicas mais recentes”, prometeu o cantor minutos antes de subir ao palco.
Após o vaqueiro Mano Walter, a vez de subir ao palco foi da banda Avexenela, prata do próprio bairro, Eduardo Gomes. De acordo com o vocalista, Brenner Ferreira, a valorização que a prefeitura promove aos artistas locais é única e proporciona momentos importantes para a carreira de cada um. “É uma honra estar presente no São João da Tradição aqui no Eduardo Gomes, eu que sou prata da casa, diretamente do Eduardo Gomes para o mundo, fazendo um forró tradicional de Luiz Gonzaga até as Coleguinhas, vamos todos nos divertir”.
Do mesmo modo, o artista sancristovense Joba Ralacoxa, que se apresentou em seguida, ainda sentia o frio na barriga antes de subir ao palco, uma mistura de emoção e alegria por estar apresentando seus sucessos aos seus conterrâneos. “A prefeitura de São Cristóvão vem valorizando os artistas da terra não só no São João da Tradição, mas em muitos eventos desde o início da gestão, então, é uma iniciativa muito importante e que eu sou grato”. E complementa dizendo que “é uma responsabilidade grande ser da casa, tento agradar todos os públicos e viemos preparados para fazer um belo show para o nosso povo”.
O público estava animado até os últimos minutos da festa e o encerramento foi por conta da banda Raio da Silibrina, levando sua animação e diversão a todos que ainda estavam na adrenalina e dançando forró como nunca.
Público da noite
Com a energia aflorando e ansiedade para ver o cantor preferido, muitos optaram chegar cedo ao local da festa e garantir um bom lugar para prestigiar de pertinho os artistas. Maria José dos Santos, doméstica de 45 anos, estava com o coração a mil. “O ano passado eu vim, este ano estou aqui prestigiando novamente, a organização está nota mil e amanhã, com certeza, estarei aqui de novo”.
Lívia Dantas, cabeleireira de 38 anos, compartilhou que todos os artistas da programação eram bandas que ela gostava muito, mas estava bastante ansiosa para ver Mano Walter. “Tá tudo muito bom, bem organizado e estou ansiosa pelo show de Mano Walter!”. Roseane Rosa, diarista de 39 anos, estava dividindo a mesma ansiedade com a sua amiga Lívia, “quero dançar muito e assistir o show de Mano Walter”.
Maria Valdirene, costureira de 64 anos, além de curtir o momento, estava registrando tudo para ficar de lembrança. “Está tudo ótimo, é bom para gente se divertir, eu amo festa e parabenizo o prefeito. A organização está perfeita, com segurança. É maravilhoso se divertir sentindo essa paz e sem medo”.
Comerciantes
A Prefeitura de São Cristóvão ao promover o evento busca contribuir, também, com a economia criativa, beneficiando comerciantes previamente credenciados para vendas de comidas e bebidas, além de todo o comércio local que sente o impacto positivo se preparando para a festa. Este espaço é uma oportunidade para o ganho de renda extra e para começar novas experiências de vendas em locais de festa social, como é o caso da comerciante Cristiana Souza, de 48 anos. “Está sendo tudo novo, sou comerciante com meu local próprio, e é a primeira vez que venho vender aqui, e espero que seja uma oportunidade proveitosa”, declarou.
Pedro Torres, de 57 anos, comerciante sancristovense, pontua que participou da primeira edição do São João da Tradição na Estação Ferroviária e conseguiu bons frutos, assim, aproveitou a oportunidade, novamente, na edição do Eduardo Gomes. “Participei da primeira edição do São João Tradição e foi muito bom, as minhas expectativas é que hoje e amanhã também seja muito positivo e pela programação, acredito que seja!”
Acolhimento Social
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) estava presente no evento com o serviço de acolhimento social. Trata-se de um serviço promovido pela Diretoria de Proteção Social e a Diretoria de Direitos Humanos que unem forças para prevenir e combater situações que provoquem violações dos direitos humanos como o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, trabalho infantil, crianças e adolescentes desacompanhados, negligência, violência contra mulher e casos de LGBTQIfobia. O serviço estará presente no segundo dia de festa, sábado (15).
Realização
O São João da Tradição é uma realização da Prefeitura de São Cristóvão, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), e conta com o apoio do Banco do Nordeste, SE – Sistema Engenharia, e do Governo Federal.
Programação de Sábado, 15
19h – Quadrilha Meu Xodó
20h – Cebolinha do Forró Biss
21h30 – Douglas Gavião
23h – Luanzinho Moraes
01h – Forró Maior
03h – Danielzinho Jr
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: ascom/PMSC