Com previsão de mais de 150 vagas distribuídas em 96 especialidades, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) lançou, nesta segunda-feira, 5, concurso público para a área médica. O certame selecionará profissionais para os hospitais universitários federais administrados pela estatal. O extrato foi publicado no Diário Oficial da União e o edital normativo está disponível no site da Ebserh e no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Em Sergipe, o concurso contempla 64 especialidades médicas, sendo 23 no HU-UFS (Aracaju) e 41 no HUL-UFS (Lagarto). Todas as oportunidades em Aracaju são para formação de cadastro reserva, enquanto em Lagarto há vagas definidas para as especialidades Nutrologia (1); Ortopedia e Traumatologia (1); Endoscopia Digestiva (2); Clínica Médica (1); Cirurgia Vascular (2) e Cirurgia Geral (8).
Política de Cotas Ampliada
O edital estabelece reserva de vagas para pessoas pretas e pardas (25%), pessoas com deficiência (10%), indígenas (3%) e quilombolas (2%) – esta última, uma novidade. Em relação ao último concurso, haverá um incremento de 5% na cota para pessoas pretas e pardas. Além disso, a nova ordem de convocação priorizará as pessoas com deficiência.
Distribuídas em diversos hospitais do país, as especialidades com vagas imediatas englobam cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria, anestesiologia, cardiologia e oncologia, além de outras definidas conforme a necessidade de cada hospital.
O concurso público vigente – homologado em junho de 2025 – convocou mais de 1.240 médicos e médicas, superando em seis vezes o número de vagas imediatas previstas em edital e esgotando o cadastro de reserva em diversas especialidades. Vale ressaltar que os aprovados neste último concurso manterão a prioridade nas convocações. Adicionalmente, os editais das áreas administrativa e assistencial terão sua validade prorrogada por mais um ano.
Sobre a Ebserh
O HU-UFS e o HUL-UFS fazem parte da Rede Ebserh desde 2013 e 2017, respectivamente. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: Unidade de Comunicação Regional – HU-UFS

























































