O pré-candidato a prefeito de Aracaju pelo PC do B, Edvaldo Nogueira, proferiu na última quarta-feira (18) uma palestra no Seminário Estadual dos Trabalhadores Rurais, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase). Com o tema “Participação Política e Poder, Nós Também Podemos”, o evento reuniu diversos dirigentes, políticos e trabalhadores rurais de todo o Estado. Na ocasião, o ex-prefeito recebeu muito elogios sobre sua gestão à frente da administração municipal.
Em sua explanação, Edvaldo falou sobre a conjuntura política e os rumos da democracia no Brasil. “Tudo na nossa vida depende da política. A política é a atividade humana que é mediadora das nossas conquistas. É através da política que a sociedade consegue sobreviver. Contudo, tem o lado bom e o ruim. No nosso cenário nacional, vivemos um momento conturbado, de ruptura institucional sem base legal. Vimos no Congresso uma disputa pelo poder de setores que não aceitaram o resultado das urnas. É preciso que a população não fique atônita neste processo. Precisamos lutar, com diálogo e mobilização, para garantir as conquistas adquiridas ao logo dos anos da nossa jovem democracia”, afirmou.
Edvaldo destacou que é político porque gosta de atuar na administração pública em prol da coletividade. “Quando prefeito de Aracaju, fiz de tudo para melhorar a vida das pessoas. E meu maior orgulho foi o fato de que, na minha gestão, Aracaju foi escolhida a capital da Qualidade de Vida. Então, acredito na política e acredito que temos que resistir com diálogo, mobilização e lutar pelos interesses do povo. Não podemos deixar que tirem de nós tudo aquilo que lutamos para conquistar”, disse.
O pré-candidato a vereador de Aracaju pelo PC do B, Edval Góes, ressaltou a importância do debate. “A política é a essência da nossa vida. Tudo depende da política. Devemos fazer um esforço grande para conhecer a política, gostar e fazer parte. A Fetase tem feito um trabalho muito importante de conscientização e de politização da classe trabalhadora rural. Os trabalhadores rurais são uma categoria sofrida de políticas púbicas. Eles precisam se inteirar para ajudar este país a sair dessa situação”, defendeu.
Apoio
Na oportunidade, dirigentes da Fetase ressaltaram a atuação de Edvaldo Nogueira na administração de Aracaju. Foi o caso de Maria Aires Oliveira Nascimento, secretária de mulheres trabalhadoras rurais da Fetase, “Edvaldo Nogueira representa o lado bom da política. Edvaldo tem um legado na prefeitura de Aracaju. Ele teve responsabilidade e comprometimento quando foi prefeito de Aracaju. É preciso que tenhamos referências. Precisamos olhar os partidos a partir da política geral e os comportamentos que tangem o interesse da representação da população”, comentou.
Para Lucivânio Aragão, secretário de Formação e Organização Sindical da Fetase, Edvaldo trabalhou com ética e transparência. “Nós temos um exemplo muito positivo desenvolvido por Edvaldo na prefeitura de Aracaju. A sua administração é algo que nem se compara. Precisamos de políticos comprometido com a com a luta do povo”, destacou.
Ascom/Edvaldo