A presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei que concede a Itabaiana o título de Capital Nacional do Caminhão. A publicação ocorreu no Diário Oficial da União desta quinta-feira (20).
O Projeto de Lei que confere ao município de Itabaiana, o título de Capital do Caminhão é de autoria do senador Eduardo Amorim. A Lei 13.044, de 19 de janeiro de 2014, entra em vigor a partir desta quinta-feira, data da publicação.
Concurso Rainha dos Caminhoneiros de Itabaiana.
Na justificativa o senador argumentou sobre a posição estratégica, no que diz respeito ao transporte de cargas para a Região do Nordeste. Segundo Amorim, Itabaiana já se consagrou popularmente como a capital nacional do caminhão, e possui o maior percentual desse transporte por pessoa do país. “São cinco mil emplacados, além de mais de quatro mil caminhões que foram registrados em outros Estados, totalizando aproximadamente 10 mil caminhões, na cidade que conta com cem mil habitantes”, informou Amorim.
A produção agrícola de Itabaiana é um dos principais fatores que influenciam a forte concentração desse meio de transporte no Município, por ser um grande produtor de cereais, frutas e verduras, graças aos perímetros irrigados, tornou-se um importante exportador regional. “Temos uma das mais tradicionais feiras livres do Nordeste, que remonta ao ano de 1888, foi crescendo exponencialmente por mais de um século e hoje é considerada o celeiro de Sergipe”, disse o senador itabaianense.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Redação Itnet