A partir de agora, os usuários do órgão terão mais uma opção de atendimento, serão 71 serviços disponibilizados aos usuários a partir do portal
Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, 25, no hotel Quality, o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE), lançou para a sociedade sergipana o seu Portal de Autoatendimento. A partir de agora, os usuários do órgão terão mais uma opção de atendimento, através da Internet. Serão 71 serviços disponibilizados aos usuários a partir do portal.
O público terá acesso às opções via Internet de forma gradativa. No primeiro momento, poderão ser acessados todos os serviços de veículos e infrações, além de segunda via de habilitação. Na segunda fase, estará disponível a solicitação de troca simples de Permissão Para Dirigir (PPD) por Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A previsão é que até o final de maio estejam disponíveis todos os 71 serviços.
Estiveram presentes no evento os secretários da Casa Civil, Jorge Alberto; da Segurança Pública, João Eloy; da Articulação com os movimentos Sociais, Francisco dos Santos; o secretário adjunto da Segurança Pública, João Batista; o diretor presidente da Emgetis, Ézio Prata Faro; a superintendente de Modernização da Gestão do Estado, Deborah Aroxa, Cel. Enilson Aragão, comandante do policiamento da capital; Cel. Daltro, comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTran, além de funcionários e coordenadores do Detran/SE.
O secretário Jorge Alberto, que na ocasião estava representando o governador do estado, Marcelo Déda, enfatizou a importância da modernização da instituição para a população sergipana. “Para um órgão como o Detran, que atende uma grande quantidade de pessoas todos os dias, é necessário procurar alternativas que melhorem a vida do cidadão. A gente sabe o volume de atendimento no Ceac e como é indispensável desafogar as filas. Em nome do governador trago o abraço e a confiança nessa equipe competente”, disse Jorge Alberto.
Para o diretor presidente do Detran, Bosco Costa, o lançamento do portal pode ser considerado como uma consolidação dos projetos implantados pelo órgão nos últimos tempos. “Quando cheguei aqui encontrei muitos desafios e o principal problema era a grande demanda do atendimento. Ampliamos os serviços da Escola Pública de Trânsito, elaboramos planos de educação no trânsito e hoje estamos oferecendo aos nossos clientes uma solução para reduzir as filas no atendimento”, ressaltou o diretor. Bosco agradeceu também o apoio da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) na logística e negociações com os órgãos de tecnologia do Governo, “A parceria com a Seplag foi decisiva para a melhoria do atendimento que estamos promovendo agora”, acrescentou Costa.
A grande novidade será a opção de escolha do usuário em receber os documentos em sua residência ou endereço indicado durante o preenchimento dos dados. Para isso, será cobrada uma taxa correspondente à entrega na modalidade ‘mão própria’, em casos de habilitação, e carta registrada para documentos de veículos, sem custo adicional. Entretanto, há ainda a possibilidade de recebimento dos documentos em qualquer unidade do Detran em Sergipe.
Outra inovação é a alternativa de escolha do banco para o pagamento dos serviços solicitados. “Poderá ser emitido um Documento Único de Arrecadação – DUA –, cujo pagamento deve ser realizado no Banese, ou um boleto bancário para pagamento em outros bancos. Nesses casos, haverá ainda o custo de impressão do boleto”, explica Ricardo Ribeiro, gerente do Renach/Renavam e integrante da comissão de implantação do portal.
Ascom/Detran