A coordenadora do Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária (Deotap), a delegada Thais Lemos, conversou com a equipe de jornalismo da TV Sergipe, afiliada Rede Globo, nesta quarta-feira (28).
Ela afirmou que o deputado estadual Augusto Bezerra (PHS) comprou uma casa de praia com parte da verba de subvenção. “Todo o sigilo bancário e rastreamento estão bem delimitados nos autos. Inclusive casa de praia foi adquirida com a verba. Depósitos foram realizados em contas pessoais. Vamos solicitar o indiciamento e pedido de afastamento da função pública do parlamentar”, explica a coordenadora.
O deputado Augusto Bezerra disse por telefone que não tem casa de praia. Ele afirma que possui um compromisso de compra e venda de imóvel. Bezerra afirma ainda que a declaração da delegada é leviana e irresponsável.
A delegada confirma que foram concluídos mais de 20 inquéritos. E, muitos estão na fase final de apuração. Ela explicou também a situação do ex-deputado investigado Raimundo Vieira, o Mundinho da Comase.
“Com Raimundo Vieira também foi constatado desvio. Ele foi denunciado por peculato, crime de lavagem de dinheiro e associação criminosa”.
Mundinho da Comase afirmou que só vai se pronunciar depois que conversar com o advogado dele.
Caso do desvio das verbas de subvenção da Alese
As subvenções eram recursos de cerca de um R$ 1,5 milhões, que eram indicados pelos deputados para distribuição entre entidades e instituições filantrópicas.
De acordo com o Ministério Público, esse recurso não era usado da forma correta, e essa situação levou a Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe a ajuizar ações contra os deputados que, segundo a denúncia, usaram o dinheiro para se beneficiar nas eleições.
Ao todo, o Ministério Público Federal (MPF/SE) ingressou com representações contra 24 parlamentares e ex-parlamentares acusando-os de cometerem conduta vedada ao distribuir os recursos a entidades do terceiro setor em ano eleitoral.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Matéria postada originalmente no portal G1 SE
Clique AQUI e assisti a entrevista