Devido às fortes chuvas que atingem o Estado desde a última sexta-feira, 19, que têm causado alagamentos em Aracaju e transtornos no trânsito, e também à previsão de maré alta a partir das 14h dessa terça-feira, 23 de maio, o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) recomenda a toda população que evite transitar durante o período mais crítico das fortes chuvas.
De acordo com o diretor da Defesa Civil Estadual, Coronel Erivaldo Mendes, “no período da tarde desta terça, às 14h, teremos uma maré alta, de 2.3 metros. Como sabemos que os canais que drenam as águas pluviais correm para o mar, com a maré cheia haverá mais dificuldade de escoamento. Então, com certeza, se estiver chovendo nesse horário, os alagamentos serão mais intensos e mais demorados. Também não identificamos ocorrências no interior, onde chove moderadamente”, explicou.
Ele ressalta que não há uma proibição, apenas uma recomendação de segurança. “É importante que evitem circular em períodos de chuvas intensas. Isso é uma orientação de praxe porque sabemos dos problemas de drenagem de Aracaju, que levam ruas e avenidas à condição de alagamento e dificuldade de trânsito, com engarrafamentos e carros enguiçando. Isso é motivo de preocupação”.
Essa orientação circulou rapidamente pelas redes sociais e a Prefeitura de Aracaju divulgou nota discordando da orientação do Depec, recomendando apenas que se evite a circulação em vias próximas aos canais.
“Ao contrário do que vem sendo divulgado por meio das redes sociais, a Prefeitura de Aracaju, através da Defesa Civil, não tem orientado os aracajuanos a não circularem pelas vias da cidade no período da tarde desta terça-feira, 23. O que está sendo solicitado, devido às fortes chuvas que acometem a capital desde a madrugada, de acordo com o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Gilfran Matheus, é evitar as regiões próximas aos canais que cortam as principais ruas e avenidas, devido ao aumento do nível da maré, que ocorre entre 13h e 16h”.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação SE Notícias com informações da ASN e AAN