Abrindo a programação da 17ª Semana Nacional de Museus em nosso estado, aconteceu na última sexta-feira, 10, mais um Culturart no Palácio. As atrações musicais desta edição foram o grupo “Um Quê de Negritude”, o Naipe de Sopros e Percussão da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse). Um dueto entre o pianista Daniel Freire e a vocalista Verônica Santos, abriu a programação do evento que acontece a cada quinze dias no Palácio-Museu Olímpio Campos, na Praça Fausto Cardoso.
A professora e chefe do Programa de Pós Graduação de Cultura Popular e do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Sergipe(UFS), Neila Maciel, falou sobre Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições, que é o tema desta edição da Semana Nacional de Museus.
“A importância de um tema como esse é enorme, já que estamos falando de lugares que representam um núcleo, um centro que tem a função de irradiar nossa cultura. Ou seja, os museus como lugares onde podemos encontrar nossa história, nossa memória, e a partir disso pensar sobre a nossa vida hoje. Pensar sobre o futuro do que nós construímos e formamos, do que fizemos com nossos valores e pensar que tipo de vida nós queremos daqui para frente”, frisou.
Durante o evento, alunos da UFS, que participam do projeto “Desenho do Patrimônio”, fizeram pinturas do Palácio-Museu. A professora Adriana Dantas que é coordenadora deste projeto, relatou que o ‘Desenho do Patrimônio’, visa promover a interação entre a comunidade (universitária ou não, pois é um projeto aberto a quem quiser participar) e o patrimônio urbano de Sergipe, através do desenho de edificações que são importantes na história, na arte e na arquitetura regional.
“Neste projeto os alunos e participantes aprendem a valorizar a edificação pois compreendem sua história e estilo arquitetônico, e podem compartilhar o aprendizado em desenho entre participantes, métodos e técnicas de perspectiva e pintura” explicou Adriana.
Programação
Museu Histórico de Sergipe
Museu do Homem Sergipano
Praça São Francisco, s/n, São Cristóvão – SE
Exposição: “Grandes Mestres da Capoeira Sergipana”, que homenageia mestres destaques da capoeira em Sergipe
Abertura: 14/5 às 15h30 – Exposição até o dia 14/06.
Dia 16/05 das 14h às 15h30 – Roda de Conversa com Mestres e alunos da Rede Pública Estadual com o tema: “Resistência e a continuação das tradições afrobrasileiras”.
Museu de Arte Sacra de Laranjeiras
Praça Heráclito Diniz, 39, Centro, Laranjeiras – SE
Exposição: Centro Emanador de Cultura: O legado de Zizinha Guimarães, João Sapateiro e Mestre Oscar Ribeiro.]
Abertura: 15/5, às 9 horas – Exposição até 15/06.
Casa de Cultura João Ribeiro
Rua João Ribeiro, 14, Centro, Laranjeiras – SE
Seminário: Grupos Folclóricos de Laranjeiras: Memórias e Perspectivas
Data: 16/5, às 9h.
Museu Afro Brasileiro de Sergipe
Rua Vereador Firmino Gomes, Nº 75, Centro, Laranjeiras- SE
Exposição: “Louvor e Terra, louvor e mar: As Taieiras de Laranjeiras – SE
Abertura: 19/5 às 10h – Exposição até o dia 31/05.
Por Agência Sergipe de Notícias