Quando uma boa parte dos estudantes faz cara feia para a disciplina ‘Matemática’, o Colégio Estadual Armindo Guaraná, localizado em São Cristóvão, vai na direção contrária estimulando os estudantes a entenderam melhor e gostar dos números.
Com essa meta, o colégio realizou na tarde do último sábado, 24, a 1ª Feira de Matemática (Femat). O evento, que reuniu alunos dos três turnos da escola, teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento do raciocínio, o aprimoramento e a criatividade nos estudantes. O gosto pela matemática, por meio de experimentação científica e pesquisa também foi estimulado entre os participantes. A Femat contou com exposições e diversos jogos matemáticos.
O professor Erivanaldo Xavier, coordenador da Femat, ficou muito satisfeito com o resultado do evento. “Foi uma oportunidade de divulgar todos os trabalhos interdisciplinares desenvolvidos pela escola envolvendo a matemática. Tivemos a participação de professores doutores que avaliaram os trabalhos e ficaram surpresos com os experimentos apresentados. Estudantes e convidados do entorno da escola participaram dos jogos matemáticos e de todas as atividades da Femat”, explicou o coordenador.
Explanações sobre o nascimento do numeral zero, a numeração romana, a matemática presente no origami, na música, a relação entre as moléculas e a matemática estiveram entre os temas apresentados pelos estudantes durante a feira.
Os alunos apresentaram grandes nomes da história da matemática como base para seus experimentos, a exemplo do filósofo grego Pitágoras, Leonardo da Vinci, chegando até Oscar Niemeyer. “Foi um sucesso de participação da comunidade e dos alunos”, garantiu o professor Erivanaldo Xavier.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Ascom/Seed