Do G1 SE
Dois adolescentes que estavam internados no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) tentaram fugir na manhã desta segunda-feira (26) durante uma rebelião. Outros 25 subiram no telhado da unidade para fugir, mas foram impedidos de sair pelos policiais. O clima na unidade ficou tenso e muitos policiais foram deslocados para controlar a situação. Parentes de internos também se aglomeraram nas proximidades da unidade.
Dezenas de policiais estão na região tentando apreender os adolescentes que fugiram mas até o momento nenhum deles foi localizado. A causa da rebelião ainda é desconhecida. Até o momento não existe confirmação de feridos.
A operação conta com apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA) que está sobrevoando pelo bairro.
Confira abaixo nota de esclarecimento da Fundação Renascer
Nota de Esclarecimento – Situação no Cenam está controlada
A Fundação Renascer informa que, desde as 11h30 desta segunda-feira, 26, a situação dos adolescentes assistidos pelo Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) está normalizada. Às 8h10 houve uma primeira tentativa de fuga da unidade, quando dois menores conseguiram evadir-se. Às 11h, uma nova tentativa ocorreu, mas nenhuma fuga foi registrada.
Durante o primeiro incidente da manhã, sete menores conseguiram subir para o telhado do Cenam e tentaram fazer com que os jovens da Unidade de Internamento Provisório (Usip), que fica no prédio ao lado, também aderissem à tentativa de fuga, o que não aconteceu. As visitas de familiares aos jovens assistidos pela Usip estão sendo realizadas normalmente.
Três menores se machucaram durante a primeira tentativa de fuga do Cenam, receberam atendimento na Unidade de Saúde da Renascer e, em seguida, foram encaminhados ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Dois já retornaram ao Cenam e o terceiro ainda recebe cuidados no hospital.
Na segunda tentativa de fuga nenhum dos menores conseguiu se evadir. A Tropa de Choque da Polícia Militar, que está sempre de prontidão caso haja necessidade, foi acionada para conter e reconduzir os menores, que destruíram partes das alas 3, 5 e 7. Estes espaços entrarão em reforma e os adolescentes serão realocados no próprio Cenam durante este período.
Da assessoria