A Polícia Militar através da Companhia de Policiamento de Trânsito realizou no dia 24 de novembro de 2012, a maior Mega Operação Lei Seca já ocorrida no Estado de Sergipe, que se iniciou por volta das 23 horas do dia 24 e finalizada já no inicio da manhã do dia 25 por volta das 07 horas, contando com um efetivo de 34 policiais militares, 08 viaturas, 08 motocicletas da ROTRan, e 01 micro-ônibus da Lei Seca. A grande novidade deste ano é que a operação fora realizada de forma simultânea em dois pontos de bloqueio, sendo um na Av. Santos Dumont próximo a passarela do caranguejo e o outro na Av. Beira Mar sentido centro, o que pegou muitos condutores de surpresa, já que alguns ao serem avisados por telefone ou utilização de redes sociais sobre a operação que estaria sendo realizado em um dos pontos, mudavam sua rota, porém se deparavam com outra blitz em outro determinado ponto de bloqueio.
A ação fora comandada pelo próprio Comandante da Companhia de Policiamento de Trânsito, Cap Fabio Machado, que teve o auxilio de todos seus Oficias auxiliares, Tenentes Plínio, Cláudia e Fabíola. E o resultado dessa Mega-Operação não poderia ser diferente, foram autuados o total de 101 condutores por diversas irregularidades, sendo apreendidas 47 CNHs e 18 CRLV, foram ainda removidos ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito 11 veículos por licenciamento vencido ou por não apresentarem condutor habilitado.
Já no tocante as autuações referente a Lei Seca, o que chamou a atenção foi o número bastante alto de condutores que estavam com suspeita de embriaguez, já que na festa da Odonto Fantasy do ano de 2011 para se fazer uma breve comparação, tivemos o total de 24 condutores autuados por embriaguez, sendo destes, 09 presos por que tiveram índice superior ao limite por lei (acima de 0,33mg/l). Porém nesta noite de festa da Odonto Fantasy 2012, foram realizado o total de 352 testes com o bafômetro, registrando o total de 54 condutores que apresentaram sinais notórios de embriaguez, sendo que deste total 15 condutores foram presos em flagrante delito por apresentarem índice de teor alcoólico acima de 0,33 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões, 28 se recusaram a realizar o teste do bafômetro, e 11 realizaram o teste apresentando índice de teor alcoólico entre 0,15 e 0,30 mg/l. Fora ainda realizado na própria área próxima ao evento uma prisão de um condutor que portava um revólver calibre 38, que estavam em veículo Pálio de cor prata com 04 pessoas em atitude suspeita, sendo conduzido a Delegacia Plantonista.
O resultado chamou a atenção dos policiais militares da CPTRan principalmente no ponto de bloqueio da Av. Santos Dumont, próximo a passarela do caranguejo, pois a maior parte das prisões não fora de condutores oriundos da Odonto Fantasy, e sim de condutores que estavam nos bares da Orla, e o interessante é que estes condutores não eram o foco da operação pois os mesmos poderiam sair retornando tranquilamente pelo o outro lado da via, sem o maior problema já que eles tinham a visualização clara da operação, porém para surpresa da equipe da CPTran estes condutores saiam dos bares e pegavam os seus respectivos veículos de forma bem tranquila parecendo que queriam desafiar a blitz passando por ela, tendo assim a desagradável experiência de serem presos ou autuados ao serem submetidos pelo teste do bafômetro.
Segundo o Cap Fabio Machado que comandou toda a operação até o inicio da manhã do dia seguinte, o resultado alcançou o esperado, mesmo com este alto número de prisões e condutores que apresentaram sinais notórios de embriaguez, pois desta vez montamos uma estratégia diferente, colocando dois pontos simultâneos de blitz em locais diferentes. Infelizmente ainda muitos condutores se arriscam e tentam desafiar a fiscalização da Lei Seca realizada pela CPTran, e por conta disso são devidamente autuados, esperamos que a sociedade entenda que não adianta tentar burlar a fiscalização ou mesmo desafiar pagando para ver o que acontece, pois sempre quem perderá serão os condutores. O nosso objetivo é de fato a preservação das vidas com um trânsito de paz e seguro. Estaremos sempre focando a educação, pois ainda acreditamos que um dia teremos condutores mais conscientes, nem que para isso tenham que serem reeducados com a punição efetiva, finaliza o Cap Fabio Machado.
Ascom, CPTran