Animação, segurança e paixão. Assim se resume o Circuito de Cavalgadas de Itaporanga D’Ajuda, que acontece no município até o final de agosto. A Cavalgada de Itaporanga D’Ajuda, realizada neste domingo (13), no Povoado Gravatá, recebeu milhares de pessoas, tanto do município como de cidades do interior sergipano e até de outros estados, como Alagoas e Bahia.
A Cavalgada do Povoado Gravatá saiu do Povoado Saco, às 16h, e foi animada por Neguinho Boiador e o Trio Ospal, até chegar ao seu destino final: o Povoado Gravatá, onde uma multidão esperava com muita ansiedade os cavaleiros.
À noite, na Praça Central, a população foi presenteada com shows de Mano Walter e Banda Forró de Vaqueiro no Trio Ospal.
A prefeita Maria das Graças (Gracinha), que acompanhou de perto a cavalgada, falou da importância do resgate desta tradição cultural.
“Estou muito feliz em ver o sucesso de mais uma cavalgada em nosso município. Em todas elas temos recorde de público, muita animação e segurança. Isso prova que essa é uma cultura que jamais deve acabar, pelo contrário, nossa gestão resgatou e vai manter sempre essa tradição cultural que está enraizada no povo itaporanguense”, diz emocionada a prefeita.
Os turistas Ailton Lima, de Esplanada, na Bahia, e Alex Silva, de Porto Real do Colégio, em Alagoas, falaram da emoção em participar de mais uma cavalgada em Itaporanga.
“Eu sou apaixonado por cavalgada. É uma felicidade muito grande estar aqui novamente curtindo essa festa maravilhosa. E essa de Itaporanga é incomparável. Parabéns a todos pela excelente organização”, diz Ailton, reforçado por Alex.
“Todos os anos eu venho para a Cavalgada de Itaporanga, ainda bem que a gestão da senhora prefeita Gracinha resgatou essa festa, pois o Nordeste também se encontra por aqui”, conclui.
Presenças
Além da prefeita Gracinha, também prestigiaram a Cavalgada do Povoado Gravatá os vereadores Bruno Sobral, Renatinho de Zé de Lili, Gilson Me Ajude, Gilmar Ureia, Gordo Propaganda, Celinha Sobral, Professor Humberto e Mariza da Mata, presidente da Câmara Municipal.
Circuito
O Circuito Arraiá D’Ajuda de Cavalgadas de Itaporanga termina no dia 17 de agosto, no Povoado Tapera. Mas antes os cavaleiros passarão ainda pelos povoados Campos, dia 13 de julho; Rio Fundo Abaís, dia 27 de julho; Ipanema, dia 28 de agosto, e Rio Fundo Cachoeira, dia 10 de agosto.
Povoado
Na divisa com Lagarto, o Povoado Gravatá fica localizado às margens da Rodovia SE-265, mais conhecida por Arnaldo Garcez, e está distante 25 km da sede do município de Itaporanga.
O povoado é um forte produtor de mandioca, maracujá, laranja e inhame. É considerado um dos fortes produtores agrícolas da região.
Próxima Cavalgada
No próximo domingo (20) de julho o Circuito de Cavalgadas prossegue no Povoado Campos com shows de Rojão Diferente e Unha pintada.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook