Saudades e boas lembranças: Esse é o sentimento de quem curtiu o melhor Carnaval do Litoral Sul de Sergipe. O Carnaval Verde e Amarelo da Caueira, em Itaporanga D’Ajuda, terminou em clima de paz e muito alegria. Foram quatro dias de folia e muita animação.
O evento, promovido pela Prefeitura de Itaporanga, aconteceu de 01 a 04 de fevereiro e contou com shows de bandas locais e nacionais. Atrações como Paula Brasil, Gangsters, Dhi Sambar, Art Mania, Maysa Reis e Polentinha do Arrocha animaram a orla a partir das 21h do sábado, dia 1º, até a terça-feira de Carnaval, dia 04. As 20 atrações se revezaram no palco e no trio elétrico Luandê.
Além da belíssima decoração verde e amarela em homenagem à Copa do Mundo, a festa teve ainda barracas padronizadas de venda de bebidas e lanches, gerando centenas de empregos diretos durante o Carnaval da Caueira.
Arrastão: o ponto alto do carnaval
O momento mais aguardado do carnaval da Caueira como em todos os anos é sempre o grande arrastão da segunda-feira carnavalesca. O bloco da Prevenção, que foi puxado pela Banda Polentinha do Arrocha, foi uma das grandes atrações. Atraindo um arrastão com mais de 50 pessoas, o bloco teve a participação do Camisildo, um veículo Kombi em forma de camisinha, que serve para despertar e conscientizar as pessoas da importância que tem o uso do preservativo nas relações sexuais.
Este ano, mais uma vez os pequenos comerciantes, cerca de 200, que foram devidamente cadastrados para comercializar seus produtos nos quatro dias de festa, ficaram isentos da taxa de comercialização. O objetivo, segundo a Prefeitura, foi melhorar ainda mais a renda dos vendedores.
A prefeita Maria das Graças (Gracinha), que participou dos quatro dias de folia, comemorou o sucesso de mais um Carnaval em clima de paz e animação.
“Estamos todos felizes pelo sucesso de mais um Carnaval na Caueira. Foram quatro dias de muita paz, alegria, animação e emoção. Todos que vieram para o nosso Carnaval saíram daqui felizes, pois brincaram à vontade na maior tranquilidade possível. Ano que vem tem muito mais”, lembra a prefeita, ressaltando o importante papel da polícia e dos seguranças particulares para a tranquilidade da festa.
“Essa tranquilidade é fruto do bom trabalho realizado pelos amigos da Polícia Militar, Polícia Civil e dos seguranças particulares. Eles são responsáveis também por mais um Carnaval de paz em nosso município. A todos que fizeram a segurança de nossa festa, seja de forma direta ou indireta, muito obrigada. Agradecemos também a todos os foliões que vieram com espírito de paz e alegria”, festeja Gracinha.
Caravanas de cidades do interior sergipano e de estados vizinhos, como Bahia e Alagoas, vieram para curtir o Carnaval da Caueira e reconheceram a organização, animação e segurança do evento.
“Estamos felizes em participar mais uma vez do Carnaval da Caueira, nesta praia linda e maravilhosa. Este já é o segundo ano que escolhemos passar o Carnaval na Caueira pela sua tranquilidade, organização e ótimas atrações. É uma pena que já acabou”, diz sorridente a baiana Flávia Oliveira Dantas, que veio acompanhada do namorado Sérgio Santana Melo.
O Carnaval da Caueira também mexeu com os corações alagoanos. Carla Trindade e Cíntia Barbosa vieram de Maceió para se divertir em terras sergipanas pela tranquilidade e segurança.
“Preferimos vir curtir o Carnaval em Sergipe, mais precisamente na Praia da Caueira, por ser uma festa que tem a marca da tranquilidade e muita diversão. É a primeira vez que viemos, mas como tudo ocorreu dentro do esperado, com certeza no ano que vem vamos estar aqui de novo. A festa foi maravilhosa, foi nota 10 em tudo”, pontua a funcionária pública, respaldada pela colega.
Saúde
Durante os quatro dias, 280 atendimentos foram realizados no Posto de Urgência, montado na Praça de Eventos, que contou ainda com sala de estabilização. Os profissionais de saúde não registraram nenhuma ocorrência proveniente de arma branca ou arma de fogo. A maioria dos atendimentos, cerca de 90% das ocorrências, foi motivada por hipoglicemia. Ou seja, baixa de glicose no sangue.
O Posto Avançado de Saúde, que foi coordenado pela médica Fabíola Santana, contou ainda com as presenças de um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um auxiliar de enfermagem e duas ambulâncias.
Esquema de segurança
Mais de 200 homens, entre policiais militares, civis e seguranças particulares, garantiram a ordem no evento. Cerca de 200 servidores de várias Secretarias também estiveram participando da organização e segurança da festa, além de fiscais da Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar. De acordo com a Polícia Militar, não houve nenhum registro de violência nos quatro dias de Carnaval.
Para facilitar o trabalho dos policiais e seguranças, a Prefeitura havia contratado uma empresa de segurança digital para fazer o monitoramento do evento através de câmeras de alto alcance e resolução.
A Polícia Militar calculou uma média de 25 mil pessoas por dia no evento, perfazendo cerca de 100 mil pessoas nos quatro dias de Carnaval.
Autoridades
Além da prefeita Gracinha e do vice-prefeito Adiel dos Campos, marcaram presenças no Carnaval da Caueira os vereadores: Bruno Sobral, Renatinho de Zé de Lili, Gilson Me Ajude, Professor Humberto, Mariza da Mata, Celinha Sobral, Joelson Bocão, Tonho de Luquinha, Debora de Penctha e Marcelo Anchieta; os deputados federais: André Moura, Fábio Reis, Márcio Macedo, Mendonça Prado e Valadares Filho, e os deputados estaduais: Gustinho Ribeiro e Conceição Vieira.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Veja todas as fotos do Carnaval Verde e Amarelo da Caueira clicando AQUI: