Para tratar de assuntos como legislação de trânsito, prevenção de acidentes envolvendo motociclistas e primeiros-socorros, o governo de Sergipe levou neta quarta-feira, 07, para os alunos do Colégio Estadual Professora Glorita Portugal, as ações da Campanha Motociclista Vivo.
A Campanha, um iniciativa do governo de Sergipe, por meio da Coordenadoria de Educação para o trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE), em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e Educação (Seed), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Hospital de Urgência de Sergipe, objetiva aproximar os estudantes das escolas públicas estaduais à realidade vivida pelos profissionais da saúde e do trânsito.
Para isso, representantes do Núcleo de Educação Permanente do Samu 192 Sergipe, do Detran e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) fizeram esclarecimentos, apresentaram vídeos educativos e envolveram os alunos em um jogo de perguntas e respostas, para melhor explicar os temas propostos durante a apresentação da ações da Campanha.
Aluna do 1º ano do ensino médio no Glorita Portugal, Laura de Carvalho acompanhou atenta as ações da Campanha. De acordo com a estudante, o mais importante foi aprender a se prevenir.
“Aprendemos várias coisas novas em relação aos primeiros-socorros, como saber proceder quando presenciar um acidente envolvendo motociclista com capacete, por exemplo”, disse Laura, em referência à demonstração feita pelos profissionais da área utilizando alunos como voluntários.
‘Amigos do Samu’
Compreender a importância da assistência pré-hospitalar móvel disponibilizada pelos profissionais do Samu também foi tema de sensibilização feita para os estudantes, que foram apresentados ao projeto “Sou Amigo do Samu – Não Passo Trote”, que trata do uso coerente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe).
Assim com Laura e também aluno do 1º ano do ensino médio, Ítalo Campelo se mostrou curioso em aprender mais sobre o tema.
“As dicas de como evitar se envolver em acidente, coisas importantes sobre como agir em casos desses e cuidados que devemos ter foram os pontos que mais me chamaram atenção”, afirmou Campelo.
Resultados
A campanha Motociclista Vivo continua realizando ações para prevenção de acidentes no trânsito em todo o Estado, desde blitzs às palestras educativas. Essas ações já começam a modificar as estatísticas de vítimas que são atendidas no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).
Apenas nos últimos dois meses – entre o lançamento da Campanha em agosto até o final de Setembro, período em que a iniciativa está sendo executada, houve uma redução de 11% no número de registros no Hospital de Urgência de Sergipe.
De acordo com o médico-cirurgião e Diretor Clínico do Huse, Marcos Kröger, essa estatística já é considerada um reflexo da campanha.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Ascom/Seed