Na noite da última quinta-feira, 16, na Câmara de Vereadores de São Cristóvão aconteceu a primeira sessão de 2017. Ao todo 15 vereadores foram eleitos no último pleito. Na ocasião, o prefeito Marcos Santana, o vice-prefeito Adilson Júnior e o secretariado que compõe a gestão municipal sancristovenses estiveram na cerimônia de abertura de trabalhos. O auditório ficou lotado por cidadãos que prestigiaram o evento.
“Fiquei surpreso e grato por ter sido eleito presidente da Câmara de São Cristóvão pelos nobres vereadores. Entrei pra história da cidade por ter sido o presidente escolhido por unanimidade. Vejo isso tudo como reflexo do meu primeiro mandato, onde sempre atuei com transparência, boa vontade, simplicidade, humildade e parcerias com os colegas de bancada. Não tenho dúvida de que nós vereadores e o prefeito Marcos Santana faremos um trabalho positivo em nossa cidade. Sei que teremos um Tempo Novo para todos os cidadãos sancristovenses”, disse Vanderlan Correia, pedindo atenção especial dos secretários da Prefeitura de São Cristóvão no trato com a população. “Espero que eles atendam bem o nosso povo, que já foi muito maltratado no passado. O cidadão é nosso patrimônio mais importante e merece respeito. A Câmara dos Vereadores estará sempre aberta para toda a população”.
Explicando detalhes sobre o caos encontrado em São Cristóvão, o prefeito Marcos Santana realizou um raio x do município, encontrado nos primeiros 45 dias de gestão. “Encontramos mais de quatro milhões de dívidas à pagar, além de dívidas de precatório, que já começamos a pagar. Encontramos irregularidades na questão dos recursos de repatriação, que foram utilizados para pagar empresas e não pessoas (como é previsto em lei). Além de problemas financeiros, ainda tivemos nossos trabalhos impedidos de serem executados visto que os contratos com empresas prestadoras de serviços foram rescindidos no final do ano que passou. Não era possível fazer uma troca de lâmpada, nem abastecer os veículos. Não havia uma ambulância para a população no dia 01 de janeiro, achamos medicamentos vencidos, veículos que deveriam estar servindo à saúde da população em total abandono, sucateados. Além disso, ainda encontramos um problema trabalhista envolvendo a ONG Sisat, onde cerca de 150 pessoas alegam ter trabalhado e não recebido do município. Pudemos notar que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Cristóvão está sucateado, os equipamentos são velhos e necessitados de manutenção e substituição”, pontuou o prefeito.
Ainda em seu discurso, Marcos Santana enfatizou que todos os vereadores devem somar força para mudar a realidade do município. “Já começamos a transformar essa triste realidade, através de ações emergências, pagamentos de salários atrasados (deixados pela antiga gestão), recuperação da iluminação, negociação de dívidas, manutenções nos equipamentos do Saae (limpeza do reservatório que abastece grande parte da cidade), perfuração poços para amenizar o problema da falta de água, implantação de ações na educação (compra de material escolar, reunião com nossos professores), assistência social, e principalmente na saúde, onde já começamos realizando mutirão de glaucoma, aperfeiçoamento dos profissionais através de teleaulas, e também já estamos tentando recuperar os oito médicos do Programa Mais Médicos que foram perdidos por falta de administração na gestão passada. Estamos buscando parcerias com empresas privadas para a realização do nosso Carnaval, por entendermos se tratar de uma festa que promove a economia, também já estamos em contato direto com a UFS no tocante a cursos e parcerias. Para que possamos construir um Tempo Novo se faz necessário que projetos sejam votados pelos vereadores para assim modernizarmos nossa cidade. Sei que vamos conseguir realizar um governo que entrará para a história de São Cristóvão. Quero enfatizar que toda a nossa equipe estará à disposição dos vereadores para que possamos trabalhar juntos em prol de nossa população”, finalizou Marcos Santana.
Ainda no decorrer da primeira sessão do ano, o 1º secretário, Paulo Júnior, leu as matérias (projetos) que serão analisados pelos vereadores nos próximos dias.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por Ascom/São Cristóvão