Na próxima quinta-feira, 6 de fevereiro, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur), realizará o lançamento oficial do Calendário Turístico e Cultural da cidade. A cerimônia acontecerá no Auditório do Paço Municipal, localizado na Praça São Francisco, no Centro Histórico, a partir das 9h.
Durante o evento, serão apresentadas as datas dos principais eventos que ocorrerão ao longo do ano na Cidade Mãe de Sergipe, oferecendo um panorama das atividades culturais e turísticas que movimentarão o município.
O lançamento contará com a presença de empresários dos setores hoteleiro e gastronômico, representantes do trade turístico e artistas locais, reforçando o compromisso da gestão municipal com o fomento do turismo e da cultura em São Cristóvão.
A iniciativa visa fortalecer a programação cultural da cidade, impulsionar o turismo e gerar oportunidades para os diversos segmentos envolvidos na cadeia produtiva do setor.
A programação apresentada prevê eventos importantes de janeiro a dezembro de 2025, incluindo festividades esperadas como Carnaval, São João, Festival de Artes e novas edições do projeto Cidade Seresta. Comemorações religiosas, como a Romaria do Senhor dos Passos e a Procissão do Fogaréu, e ações que celebram a cultura tradicional e regional também integram a lista.
Instituído pela primeira vez em 2019, o Calendário Turístico e Cultural será retomado em 2025 com o intuito de organizar eventos fixos para atrair visitantes e turistas de forma planejada, promovendo uma rotina de visitas. Paola Santana, presidenta da Fumctur, destacou que os últimos anos de investimento contínuo na infraestrutura do município ampliaram a capacidade e qualidade da recepção de São Cristóvão.
“Hoje, os equipamentos estão todos em funcionamento, como igrejas e museus. Já temos pousadas e hospedarias, o que não existia em 2019. Também aumentamos a oferta de restaurantes na cidade, que era algo limitado anteriormente. Além disso, o comércio privado já conta com seus próprios calendários de funcionamento”, completou.
A Prefeitura assume toda a parte cultural que será apresentada no calendário, complementada por iniciativas independentes do comércio local, especialmente nos finais de semana. Com isso, a Cidade Mãe estabelece uma dinâmica perene de programações para o aproveitamento dos visitantes e moradores, estimulando o turismo gastronômico, de eventos e de visitação, além de fomentar ainda mais a diversidade cultural e histórica da cidade.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Com informações da ascom/PMSC