O Palmeiras caiu. De novo. Um rebaixamento não foi suficiente para o clube resolver seus sérios problemas políticos e administrativos, com óbvia consequência no futebol. Dez anos e um dia após a primeira queda, uma década na qual inegavelmente perdeu espaço para os principais rivais, o Verdão foi mandado de volta para a Série B do Campeonato Brasileiro com um empate por 1 a 1 com o Flamengo em Volta Redonda.
Zebra na Festança
No jogo de festa pelo título, no Engenhão, no Rio de Janeiro, o Cruzeiro carimbou as faixas do campeão Fluminense, que perdeu por 2 a 0.
As posições dos times continuam praticamente as mesmas. O Fluminense ainda não quebrou o recorde do São Paulo (78 pontos) na soma geral da competição. Tem 76 pontos, o tricolor das Laranjeiras. A Raposa chegou aos 49 pontos.
Enquanto isso, no Morumbi lotado, o São Paulo ficou sofreu mas virou em cima do Náutico, por 2 a 1, na estreia do meia Paulo Henrique Ganso. O São Paulo permanece em quarto, com 62 pontos, e o Náutico, com 45 pontos, está tranqüilo, em 13.º.
Vitória do lanterna
A zebra também visitou a Arena Independência, onde o rebaixado Atlético Goianiense empatou com o Atlético Mineiro, por 2 a 2, mantendo o Galo na terceira posição e facilitando a briga do Grêmio pelo vice-campeonato. O Galo tem 66 pontos, igual ao Grêmio. Os goianos aparecem em último lugar, com 27 pontos.
Outros jogos
Mais três jogos fecham a rodada nesta noite. Dois deles importantes, onde a Portuguesa tenta se afastar da ameaça de degola diante do Grêmio, que busca o vice-título. Em Recife, o Sport tenta fugir da degola diante do Botafogo.
No sábado, deu a lógica a Vila Belmiro, com o Santos vencendo o Figueirense, por 2 a 0. E o Coritiba permitiu a recuperação do Vasco da Gama, que fez 2 a 1, na capital do Paraná.
Confira os resultados da 36.ª rodada:
Sábado
Santos 2 x 0 Figueirense
Coritiba 1 x 2 Vasco
Domingo
Atlético-MG 2 x 2 Atlético-GO
Bahia 1 x 0 Ponte Preta
São Paulo 2 x 1 Náutico
Flamengo 1 x 1 Palmeiras
Fluminense 0 x 2 Cruzeiro
19h30
Internacional 0x2 Corinthians
Sport 2×0 Botafogo
Portuguesa 2×2 Grêmio
Confira a classificação do Brasileirão!
Confira a cobertura completa da 36ª rodada do Brasileirão
Dependendo praticamente de uma vitória para se livrar de vez da ameaça de rebaixamento, a Portuguesa espera atingir seu objetivo diante do Grêmio, neste domingo, às 19h30, no estádio do Canindé, em São Paulo, pela 36.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas, para isso, a equipe terá que um jejum de quase 40 dias sem vitória, interrompendo uma fase negativa que atingiu o time, justamente, na reta final da competição.
O time paulistano está sem vencer há sete partidas – quatro empates e três derrotas. A última vez que conquistou três pontos foi na 28.ª rodada, no dia 4 de outubro, contra o Sport, em casa, por 5 a 1. A péssima fase fez o time despencar para a 15.ª posição, com 40 pontos, três na frente do primeiro time dentro da zona de rebaixamento, que é o próprio Sport. É contra o time pernambucano e contra o Bahia, também com 40 pontos, que a Portuguesa luta para evitar a volta prematura à Série B.
Eiminado da Copa Sul-Americana pelo Millonarios, da Colômbia, na última quinta-feira, o Grêmio tenta garantir o vice do Campeonato Brasileiro. Para manter a segunda colocação, o clube gaúcho, que tem 66 pontos, precisa ganhar da Portuguesa, neste domingo, às 19h30, no estádio do Canindé, em São Paulo, ou torcer para o Atlético-MG, que é terceiro com 65, não conseguir resultado melhor que o seu contra o Atlético-GO.
Cabeça tranquila
Justamente para manter a concentração total, o elenco passou cinco dias fora da capital, treinando em Águas de Lindoia (SP). “Quando jogamos no Canindé nosso time fica mais forte. Nós sempre tivemos a torcida a nosso favor e acreditamos que não será diferente. Temos que mostrar garra e buscar o resultado para o torcedor sair satisfeito do Canindé”, afirmou o meia Moisés, que está de volta ao time titular após cumprir suspensão automática – Héverton volta para o banco.
O volante Ferdinando, recuperado de lesão, retorna no lugar de Rogério. Mas o time terá duas baixas importantes: o goleiro pentacampeão Dida, suspenso com três cartões amarelos, e o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, capitão do time, expulso na derrota para o Botafogo, no Engenhão. Gledson entra no gol e Raí vai para a lateral, onde Rogério pode aparecer improvisado.
Problemas
Além de um adversário que luta para se manter longe da zona de rebaixamento, o Grêmio enfrenta o cansaço. A equipe passou a sexta-feira em viagem de Bogotá a São Paulo e só teve o sábado para repousar. Se todos os jogadores estiverem em boas condições físicas – a exceção é Kléber, que saiu machucado do jogo na Colômbia -, o time será o que é considerado titular no momento.
“Estamos todos chateados, mas a receita é esquecer a derrota e lembrar do que aconteceu. É um alerta para a próxima Libertadores. Todos os times são qualificados e a arbitragem… Muitos falam que a sul-americana deixa correr, mas a gente viu que não é bem assim. Apitaram muitas faltas e temos de ter atenção”, afirmou o zagueiro Werley.
Agência Futebol Interior /Gazeta Esportiva