O Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), unidade da Polícia Militar responsável pela fiscalização das rodovias estaduais, se deparou, por volta das 4h da madrugada desta quarta-feira, 27, com animais soltos na Avenida Lauro Porto, em Aracaju — via que interliga o entroncamento das BRs-101 e 235, no município de Nossa Senhora do Socorro. Ao todo, quatro cavalos foram recolhidos, evitando assim possíveis acidentes de trânsito em razão da negligência dos proprietários.
Ao SE Notícias, um especialista em legislação de trânsito explicou que o artigo 936 do Código Civil Brasileiro estabelece que a responsabilidade pela guarda e pelos cuidados, bem como por ocorrências envolvendo animais soltos, é do proprietário.
A Lei nº 10.406, de janeiro de 2002, dispõe que “o dono ou detentor do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior”.
“É impressionante o descaso de alguns proprietários com seus animais. Afinal, quando ocorre o sinistro, eles não aparecem, colocando em risco a vida das pessoas e também a dos animais”, afirmou o tenente-coronel Aldevan Silveira, comandante do BPRv.
O BPRv permanece à disposição da sociedade 24 horas por dia, sete dias por semana, pelos telefones 190 e 198 do CIOSP.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação SE Notícias