Grande parte da população, principalmente a mais carente, muitas vezes não dispõe de condições para realizar serviços até então considerados básicos, como a emissão da carteira de identidade ou um exame médico. O governo do Estado, através de suas secretarias, realizou nesta sexta-feira (11), edições conjuntas dos programas ‘Governo em Ação – Governo Itinerante por uma Cultura de Paz’ e ‘Minha Comunidade Segura’ em Estância para levar serviços, palestras educativas e atividades para a população. A ação ocorreu no Colégio Estadual Professor Gilson Amado, no bairro Dr. Valter C Costa (Cidade Nova).
É a primeira vez que os dois programas são realizados simultaneamente. Presente nessa edição conjunta, o governador Belivaldo Chagas destacou a preocupação do governo do Estado com a população mais carente, principalmente na área da segurança.
“Aqui a gente aproveita a oportunidade para dialogar com a população, ouvir e ser ouvido de forma direta. A população tem direito de participar e nós, enquanto governo, temos obrigação de estarmos presente. Palestras estão sendo realizadas, ações voltadas à Segurança Pública serão implementadas não apenas hoje, mas no decorrer de todo o ano” destacou o governador.
A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite, parabenizou o governador e se disse feliz com as ações realizadas no município. “O governador Belivaldo traz esta ação tão importante para o nosso município e a gente fica muito feliz. Estância, que ainda comemora seu aniversário, já que no último dia 4 celebrou 170 anos de emancipação política, agradece por esse conjunto de ações. São serviços já disponibilizados pelo Estado, mas a ideia de trazê-los para mais perto do povo é uma forma de facilitar o acesso e também trazer ao conhecimento da comunidade essas ações de cidadania e de conscientização. O Comunidade Segurança também é muito importante. Enquanto professora, acredito que é através de ações como essas, de educação e de conscientização, que levamos cidadania ao povo”.
População aprova
Durante a programação, iniciada às 8h, a comunidade contou com atendimento em dezenas de serviços gratuitos, além de atividades educativas, esportivas e culturais. Para José Barbosa, o serviço aproxima o governo da comunidade.
“É muito importante para comunidade ações como essa, principalmente para as pessoas que têm alguma dificuldade de locomoção como é o meu caso, que sou cadeirante, e o de idosos. Se não tivesse essa ação, precisaria ir até o centro, que é um pouco distante. O governador está de parabéns”, afirmou o aposentado.
Edna Mariana foi tirar a segunda via do RG e elogiou a iniciativa. “Facilita muito para nós que moramos aqui na Cidade Nova. Porque para tirar o novo documento precisaria ir até o centro e estava adiando já há um tempo, porque tenho crianças e teria que deixar com alguém ou levá-los”.
Valdenira Nascimento é mãe da pequena Kathellen Vitória, de 7 meses, e aproveitou a oportunidade para tirar o primeiro Registro Geral (RG) da sua bebê. “Vim tirar a carteira de identidade da minha filha. Isso aqui facilitou muito, foi muito bom. Se não tivesse essa ação hoje, não iria tirar a identidade dela agora. Vai ser melhor andar com a carteira do que ficar andando com certidão de nascimento”, explicou.
“Sou moradora da comunidade e vim procurar os serviços de saúde. Estava precisando muito da consulta com um clínico geral, estou doente e ter o serviço aqui ajudou muito”, declarou a estanciana, Maria Célia Souza.
Governo em Ação
O Programa Governo em Ação é coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil e pela Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos – Seidh, com a participação das demais secretarias e órgãos do governo do Estado. A iniciativa é um trabalho voltado para aproximar, conhecer e diminuir as necessidades da população mais carente, garantido mais conforto e acolhimento. O programa presta serviços na área de assistência social, qualificação para o trabalho, saúde, segurança pública, além de programas ligados à educação.
O secretário de Estado de Inclusão Social, José Felizola, destacou o papel inclusivo das atividades ofertadas e falou sobre o trabalho de combate à violência contar às mulheres desenvolvidas pelo Ônibus Lilás.
“A gente tenta atender a população, levando os melhores serviços que o Estado pode oferecer com uma melhor praticidade e conforto. Nós estamos felizes, principalmente quando vemos jovens aprendendo a lutar boxe. Isso dá esperança porque quando mexe com esporte, proporciona medidas preventivas contra drogas e violência. Nós temos um Ônibus Lilás, que realiza palestras e eventos de conscientização, mostrando às mulheres os seus direitos, sobretudo, que ela não pode aceitar nenhum tipo de agressão física, moral ou psicológica. O papel do Estado é garantir essa integridade”.
Minha Comunidade Segura
Idealizado conjuntamente pela Secretaria de Estado da Casa Civil e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), o programa Minha Comunidade Segura visa à promoção da cidadania entre os jovens moradores e seus familiares, em bairros que apresentam elevados dados estatísticos de vulnerabilidade social. Diferente do Governo em Ação, o programa Minha Comunidade Segura permanecerá por um ano na comunidade. Durante esse período, será realizada uma série de outros projetos ligados à família e à comunidade em geral, acompanhando as atividades dos favorecidos e de seus familiares.
Serviços e atendimentos
Nesta edição, antes da prestação de serviços e atendimentos, a comunidade participou de palestras sobre: Prevenção de Acidentes com fogos de artifício – Primeiros Socorros (Corpo de Bombeiros); Maio Amarelo – Conscientização para um Trânsito mais Seguro (SMTT/Prefeitura de Estância); Harmonia Familiar (Centro Integrado de Apoio Psicossocial – Ciaps/SSP); A Cultura da Paz começa em cada Um (Seed/Seidh); Educação para o Trânsito (Companhia de Policiamento de Trânsito – CPTran).
A Coordenadoria Estadual de Políticas para Mulheres da Seidh esteve presente com a Unidade Móvel (ônibus lilás) de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. A Seidh também prestou serviços como orientação nutricional e aferição do Índice de Massa Corporal (IMC) e em conjunto com a ONG Seja Digital orientou a população sobre a migração do sinal analógico da TV para o digital. O NAT se fez presente emitindo carteiras de trabalho.
Já a Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel) oportunizou a prática de atividades esportivas, oficinas socioeducativas e emissão da Identidade Jovem, enquanto que a Seed apresentou o programa Plante uma Árvore. A SSP esteve presente com o Comitê de Desarmamento, o Programa Acorde e a emissão de carteiras de identidade, entre outros serviços.
Na área da Saúde, a população de Estância e região teve acesso a atendimento médico nas áreas de clínica geral e ginecologia e prestação de serviços como medição de pressão arterial e teste de glicemia e exames de DST/Aids.
A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) levou o Ceac Itinerante, que prestou sua carta de serviços à população com a emissão de Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação e passe livre intermunicipal. Levou ainda serviços prestados pelo Ipesaúde e por órgãos federais como o INSS.
Presenças
Acompanharam os eventos os prefeitos de Indiaroba, Adinaldo; de Itabaianinha, Danilo; os ex-prefeitos de Estância, Ivan Leite, José Nelson e Filadelfo; a ex-prefeita de Itaporanga, Gracinha; vereadores da região; o superintendente Executivo da SSP, Coronel Andrade; a delegada Geral da Polícia Civil, Katarina Feitoza; o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Mendes; os secretários de Estado de Segurança, João Eloy; de Saúde, Valberto Lima; de Inclusão, José Felizola e de Comunicação, Sales Neto.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Agência Sergipe de Notícias