Turistas e sergipanos ao chegar ao Arraiá do Povo são recepcionados pela música que eternizou o Estado como País do Forró, do cantor estanciano Rogério. Decorado com bandeirolas coloridas, a cidade cenográfica traz o clima típico do nordeste e a Secretaria do Estado de Turismo e Esporte (Setesp) tem seu espaço garantido nos festejos juninos. Como ponto de informações, o estande, dá dicas de pontos turísticos e mostra ao turista que Sergipe tem muita beleza para ser vista.
O secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Adilson Júnior, enfatiza que Sergipe possui roteiros e cultura diversificada. “Hoje, pela ação coordenada entre o Governo de Sergipe, através da Setesp, e o trade turístico sergipano, estamos mostrando a importância do estado como pólo de atração turística no cenário nacional. Por pelo menos sete noites, o turista tem muito a fazer aqui e isso, sem dúvida encanta. Neste mês de junho, quem nos visita conhecerá não só as belezas naturais como, também, aproveitar o autêntico forró nos 75 municípios sergipanos. Além disso, poderá navegar pelo Rio Sergipe no tradicional Barco do Forró, que encanta e diverte os turistas, unindo diversão, comidas típicas, trio pé de serra e decoração temática a bordo.”
O turista carioca Agnaldo Torres não só corrobora a opinião do secretário Adilson Júnior como acrescenta que “essa é a segunda vez que estou aqui e gostei muito de tudo. Vi a evolução de Sergipe nos últimos dois anos, comparando com 2013, quando vim pela primeira vez. Estamos em quatro pessoas e fomos conhecer as paisagens da Praia do Saco na segunda-feira pelo dia. À noite é sempre curtir o forró, no Arraiá do Povo. No Rio de Janeiro não temos esse espetáculo. Aqui podemos nos divertir com segurança”, diz ele.
Já André Aragão, do Rio Grande do Sul, afirma que “Aracaju me encanta. Sempre estou por aqui, principalmente por ter esse clima de tranquilidade e haver uma das belezas naturais mais comentadas do Brasil, o Cânion de Xingó. No último fim de semana, fiquei hospedado lá para conhecer mais sobre o lugar, a sua história e a tradição. Dentre as atividades fui visitar o Museu Arqueológico de Xingó e fiz o passeio de catamarã. O que me agrada, também, é que Sergipe é um dos lugares que a gente pode curtir em família”.
A hospitalidade e a conservação dos patrimônios turísticos em Sergipe são elogiadas pelas amigas soteropolitanas. Lorena e Thiala. “É a primeira vez que visito Sergipe e estou amando tudo. Essa experiência é nova, conhecer um ritmo e lugares diferentes do meu convívio é interessante. Sem falar na educação das pessoas, que nos tratam como se fossemos amigos há muito tempo”, fala a socióloga, Lorena Correa. Já Thiala Mendes afirma ter ficado “impressionada com a organização e a preservação dos pontos turísticos. Sergipe está de parabéns”, diz a assistente social.
Turistas dos quatro cantos do País estão visitando Sergipe. Um grupo formado por 18 cariocas chegou ao Estado para conhecer mais sobre suas riquezas naturais. “É a primeira vez que estamos em Sergipe. Tudo está lindo. Aqui é outro estilo do que vivenciamos no Rio de Janeiro. Dentro do roteiro turístico têm Xingó, as praias do Litoral Norte e Sul. Além disso, Aracaju é linda e merece sempre um city tour para conhecer a história, o povo e o clima agradável de uma cidade hospitaleira”, acrescenta a agente de viagem Gelza Aquino, da Geltour, do Rio de Janeiro.
Os sergipanos aprovam o crescimento do turismo em Sergipe. “Reunimos gastronomia, belezas naturais, pontos turísticos e história. O nosso Estado já vem sendo visto pelos turistas, pois sempre que viajo e comento que sou de Sergipe, eles citam lugares que muitas vezes a gente ainda não visitou. Isso é a prova de como nosso estado está sendo divulgado por todo o Brasil”, afirma o advogado Carlos Nascimento.
Um dos pontos mais visitados pelos turistas no Arraiá do Povo é o setor de artesanato, pois caracteriza arte de um povo. “Sou de Salvador, mas sempre estou por aqui. Sergipe traz uma proposta de turismo voltada para a família e para quem quer descansar. Aqui, neste espaço se mostra como é valorizado o trabalho dos artesãos. Isso é um ponto fundamental para o turismo”, cita o educador físico Vinicius Barreto.
Para a turista de Belém (PA) Ana Beatriz Ferreira, Sergipe deixa viva sua história cultural através de seus pontos turísticos. “Cheguei tem poucos dias, mas já percebo nos detalhes a tradição e a valorização do turismo. Fiquei feliz com a limpeza, com a preservação da Orla e de Xingó. Além da comida típica nordestina. Eu trouxe toda a família e pelo visto iremos voltar nas próximas férias”, explica.
Marisa Vieira, do Rio de Janeiro, Sergipe é uma surpresa pelas opções de lugares que trazem a particularidade da região. “A nossa vontade de conhecer este Estado começou quando nossos amigos falavam bem dos pontos turísticos e decidimos visitar. Eu não tinha noção de quanto é linda a cidade. Lá no Rio, todo mundo fala que Sergipe é o melhor estado de todo o Nordeste. E isso nos instiga a querer conhecer mais sobre e estou amando. Na hora que eu e meu esposo compramos as passagens, já entramos em contato com uma agência de viagem para comprarmos os passeios turísticos. Só temos elogios”.
Fonte: Ascom Setesp