A Assembleia Legislativa de Sergipe (alese) emitiu neste domingo, 20, por meio do presidente, o deputado Luciano Bispo, nota de pesar pelo falecimento do médico e fundador do Hospital São Lucas, José Augusto Barreto.
Formado em 1952, retornou ao Estado Sergipe, trabalhando no Hospital de Clínicas Dr. Augusto Leite, atual Hospital de Cirurgia, chegando a morar no próprio hospital. Em 1958, viajou os Estados Unidos, aonde fez curso na área da cardiologia, na Universidade de Michigan.

José Augusto casou com Maria Conceição Azevedo Barreto, com quem teve seis filhos (foto: César de Oliveira/Alese)
Em outubro de 1969, inaugurou o Hospital São Lucas, juntamente com os médicos Dietrich Todt, Nestor Piva, Hyder Gurgel e Hugo Gurgel.
“O Estado de Sergipe perde o médico que fundou o Hospital São Lucas e transformou a unidade de saúde no maior hospital privado do Estado de Sergipe, pioneiro no atendimento de urgência 24 horas. A Assembleia Legislativa lamenta o falecimento desse homem que se tornou referência na Medicina, deixando grandes serviços prestados à população. É com grande pesar que lamentamos o falecimento do Dr. José Augusto Barreto e enviamos votos de sentimentos à família enlutada”, ressalta o deputado Luciano Bispo.
“Nós, sergipanos, perdemos um exemplo de perseverança e altruísmo. José Augusto desbravou caminhos para o avanço da medicina em Sergipe, sempre oferecendo tratamento moderno e humanizado. O hospital São Lucas retrata a grandiosidade do médico que ele foi: é um complexo de saúde que acompanhou o crescimento de nosso estado. Que Deus e o apóstolo Lucas o recebam e consolem amigos e familiares”, afirma o governador Jackson Barreto.
“Sergipe perdeu José Augusto Barreto. Grande clínico, cardiologista, professor de medicina, intelectual de vasta cultura, e acima de tudo, generoso e humilde. Sem medo de cometer injustiça, José Augusto Barreto está no mesmo patamar de Antonio Militão de Bragança e Augusto Cezar Leite para a medicina sergipana. Uma grande alma”, completa o médico Antônio Samarone.
José Augusto casou com Maria Conceição Azevedo Barreto, com quem teve seis filhos.
O sepultamento ocorreu às 16h30 no Cemitério Colina da Saudade, localizado no conjunto Santa Lúcia em Aracaju.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por Agência de Notícias Alese