Os dois bandidos que mantinham cinco funcionários do restaurante japonês Gohann, na rua Niceu Dantas, no bairro de Atalaia, acabam de se entregar à Polícia. Aconteceu por volta das 21h40 horas, depois que os bandidos se sentiram cercado por policiais, comandados no local pelo coronel Maurício Iunes. Todos os reféns foram liberados sem problemas.
Para surpresa dos policiais um dos assaltantes era Dorgival Luciano dos Santos, o “Compadre”, assassino do deputado estadual Joaldo Barbosa (Nego da Farmácia) crime ocorrido em janeiro de 2003. Entre os condenados pelo crime, estão grandes figurões da política que se prevaleceram das brechas de um Código Penal arcaico.
Joaldo Barbosa morreu na porta da casa dele, na Praia da Atalaia, ao atender ao chamado de um dos matadores, que simulou a entrega de uma correspondência da Assembleia. Ao abrir a porta, foi alvejado por seis tiros. A polícia foi toda mobilizada no sentido de esclarecer os fatos que chocaram a sociedade – não só pela violência do ato, mas pela covardia dos assassinos, que não se incomodaram em matar uma autoridade do Legislativo Estadual.
Outra surpresa foi que o marginal que acompanhava Dorgival era o seu sobrinho e teria deficiência mental. A mão do rapaz – irmã de Dorgival – teria levado à Polícia um atestado médico confirmando a debilidade.
Tensão – Foi tensa a situação nas proximidades do restaurante japonês Gohann, na Atalaia, onde dois assaltantes mantêm refém cinco funcionários e ameaça matá-los caso haja uma ação policial. Por volta das 20 horas deste sábado (20) os dois bandidos solicitaram um carro e a abertura de toda a rua Niceu Dantas, para fugirem sem serem incomodados por policiais.
As conversas vêm sendo mantidas entre marginais e policiais, ainda sem nenhum resultado. Já há inquietação e nervosismo por parte dos assaltantes, a mais de cinco horas com os reféns sob mira de revólveres. Os dois bandidos exigiram a presença da imprensa para que testemunhassem o diálogo.
Como aconteceu – Dois homens armados entraram como clientes no restaurante Japonês Gohann, na rua Niceu Dantas, próximo ao Carro de Bois, na Atalaia, e ficaram lá até que todos os clientes saíssem. Por volta das 15h30 horas, quando o restaurante já estava fechando, os dois bandidos invadiram a cozinha e o escritório, onde fizeram cinco reféns.
O caixa do restaurante, conhecido por André, foi muito agredido para responder onde estava o dinheiro do movimento do dia. Um outro funcionário conseguiu acionar o alarme e uma viatura da Polícia Militar chegou imediatamente.
Quando perceberam a viatura da polícia em frente ao restaurante, os assaltantes deram vários tiros contra os policiais, que revidaram. Em seguida os assaltante liberaram os funcionários trancados no escritório e ameaçaram matar a todos se a polícia invadisse o restaurante.
Todas as ruas atrás do restaurante estão interditadas também. O Grupo Tático está no local tendo a frente o comandante da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes. Rádios e jornais se mantém no local e também participam das negociações. (Informações do Fax Aju)