
Fortes chuvas atingem a Grande Aracaju desde o início da manhã desta terça-feira – Foto: Orácio Oliveira/ Se Notícias
Depois dos muitos estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram a Grande Aracaju e algumas cidades de Sergipe desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira, 20, o Governo do Estado divulgou, por meio da agência oficial, uma previsão de chuvas de moderadas a intensas, com possibilidade de trovoadas e descargas elétricas. A informação foi publicada somente às 10h15 no portal Agência Sergipe de Notícias, quando os efeitos das chuvas já estavam sendo sentidos em diversas regiões.
Como é de conhecimento dos leitores mais atentos, as fortes chuvas começaram por volta das 6h30 desta terça-feira, 20. No entanto, o Governo de Sergipe só publicou matéria no site oficial da Agência Sergipe alertando sobre a probabilidade de chuvas moderadas a intensas, com possibilidade de trovoadas e descargas elétricas, às 10h15 da manhã de hoje. É inacreditável como alguns órgãos responsáveis, que deveriam atuar com planejamento e transparência, deixam de divulgar previsões e alertas importantes com a devida antecedência. Em vez de informar a população de forma preventiva, muitos só se manifestam depois que as chuvas já causaram estragos e prejuízos.
A omissão custa caro — não só em danos materiais, mas, muitas vezes, em vidas. Falta seriedade, compromisso e respeito com quem mais precisa de proteção nesses momentos. É preciso cobrar mais responsabilidade e atuação preventiva de quem tem o dever de cuidar e informar!
Confira a nota oficial do Governo de Sergipe na íntegra:
O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), informa a probabilidade de chuvas moderadas a intensas com possibilidade de trovoadas e descargas elétricas até às 10h desta quarta-feira, 21. Durante o período, o acumulado de chuvas pode ultrapassar 50 mm/dia e os ventos intensos podem variar de 40 a 100 km/h, a depender da região.
De acordo com a previsão, as instabilidades devem estar presentes especialmente nas regiões do Litoral e Agreste de Sergipe. “Esta configuração está sendo favorecida pelo intenso aquecimento e umidade do Oceano Atlântico adjacente. A atmosfera está apresentando umidade e, juntamente com as elevadas temperaturas, provoca grande possibilidade de manutenção e desenvolvimento de nuvens de grande desenvolvimento vertical, atingindo toda a costa Leste do Nordeste do Brasil”, explica a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana.
A Semac segue monitorando as condições climáticas e reforça que a ocorrência de chuvas pode gerar acumulados expressivos para o estado, apresentando riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas, de transbordamento de pequenos córregos e riachos, além dos principais rios e lagoas, assim como perigo nas rodovias.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Redação, com informações da Agência Sergipe de Notícias