Nesta segunda-feira, 28, a partir das 9h, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ( APAE) de Aracaju comemora 49 anos de existência na sede da entidade, localizada na Rua Manoel dos Santos Carvalho, 379, no Bairro industrial.
Com atividades internas e direito ao bolo de aniversário, a data será celebrada pelos assistidos, familiares, funcionários, voluntários e parceiros da instituição, que no dia a dia se somam à causa apaeana, na busca de melhores dias para aqueles que precisam de uma atenção especial da sociedade e sobretudo do poder público.
O aniversário da APAE de Aracaju encerra as atividades da semana nacional da pessoa com deficiências intelectual e múltipla promovida pela entidade desde a última segunda-feira, 21, que foi marcada com uma vasta programação e tomou como base o tema “pessoas com deficiência: direitos, necessidades e realizações”, na busca de uma maior visibilidade para a causa da inclusão social.
NOVA FASE
Apesar de ter sido habilitada pelo Ministério da Saúde desde outubro do ano passado e só agora, efetivamente, ter sido beneficiada com os recursos que vão transformá-la em Centro Especializado Reabilitação para pessoas com deficiências física e intelectual (CERII), a APAE tem muito o que comemorar. Logo, a entidade, que já atende em média duzentos pacientes por mês, passará a atender o dobro da demanda, já que, pelo convênio firmado ficará responsável por pacientes de 65 municípios sergipanos.
Além dos 46 funcionários que atuam nas áreas de saúde, educação e assistência social, novos profissionais serão contratados a fim de ampliar a oferta de serviços, atendendo também às exigências do MS. A pendência agora é a ampliação da estrutura para receber mais colaboradores e pacientes. A obra para este fim, que ficou paralisada devido a um impasse com a Prefeitura de Aracaju, na contratualização para receber os recursos do Ministério da Saúde, já foi reiniciada.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
por Ascom – APAE de Aracaju