O Governo de Sergipe realizou nesta sexta-feira, 1º, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e da Secretaria Especial da Cultura (Secult/SE), a reabertura do Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão. O espaço ficou fechado para reforma por três anos, e recebeu investimento de R$ 1.428.171,13 do Estado. O governador Fábio Mitidieri esteve presente e, na oportunidade, anunciou parcerias com o município. Fábio confirmou que a partir deste mês de agosto, irá despachar uma vez por mês em São Cristóvão; e garantiu apoio cultural à edição 2025 do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc).

Fábio Mitidieri anuncia que vai governar um dia por mês em São Cristóvão, com apoio do grupo de Marcos Santana – Foto: SE Notícias
Os anúncios foram feitos na cerimônia realizada pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, em comemoração aos 15 anos de chancela da Praça São Francisco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Mitidieri destacou a decisão de despachar uma vez por mês no município com base em sua importância histórica e cultural para Sergipe, ao lembrar que o hoje Museu Histórico de Sergipe foi um palácio governamental quando São Cristóvão era a capital do estado.
“Para mim será uma alegria e uma honra muito grande poder, a partir deste mês, em todos os meses, despachar um dia em São Cristóvão. Queremos devolver ao município, mesmo que por um dia, o direito de ser a capital de Sergipe. A nossa Cidade Mãe merece essa homenagem. Vamos ouvir as demandas do prefeito, dos vereadores e do povo, fazendo com que as pessoas de São Cristóvão tenham dignidade. Esse Museu era o Palácio de Governo no passado, e hoje, neste dia de celebração, vamos devolver a capital para cá por um dia em todos os meses”, disse o governador.
Em seguida, ele confirmou o apoio cultural, por meio da Funcap, ao Festival de Artes de São Cristóvão 2025, que marcará os 53 anos do Festival. O evento cultural, organizado pela Prefeitura de São Cristóvão, acontece entre 20 e 23 de novembro.
“Será uma das maiores edições da história. Eu disse ao prefeito que vamos fazer parceria em 2025, entre Estado e município, para reforçar ainda mais essa festa, e prometo que vamos fazer bonito. Já está aqui a ordem à Funcap e à Secult, para que caprichem esse ano”, acrescentou.
A cerimônia contou com a presença de autoridades, representantes de instituições culturais e da sociedade civil, celebrando um importante marco para a história, cultura e turismo do estado. Fábio esteve presente por meio de um convite do prefeito de São Cristóvão, Júlio Santana, e ressaltou a aproximação entre ambos os grupos. “É importante salientar isso: Governo do Estado e município trabalhando de mãos dadas. Quem ganha é a população, e a gente está aqui hoje celebrando isso”, afirmou.
A união entre poderes em prol da população também foi destacada por Júlio Júnior. “A gente está nesse momento de aproximação. O Governo do Estado está chegando com o investimento, fazendo essa entrega importantíssima do Museu. Agradeço ao governador pelo presente que você nos dá, neste dia que celebramos os 15 anos da chancela da Praça São Francisco como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. São Cristóvão é a Cidade Mãe de Sergipe, e o senhor é sempre bem-vindo”, sublinhou.
As demais autoridades presentes também classificaram de forma positiva a aproximação entre Governo de Sergipe e Prefeitura de São Cristóvão. “É um momento de muita alegria. Esse equipamento é importante para o turismo de São Cristóvão. E a ideia de despachar daqui todo mês, para nós, é algo simbólico. Isso devolve, pelo menos simbolicamente, o sonho de João Bebe Água de ter Sergipe como capital do estado. O povo de São Cristóvão agradece por isso”, afirmou o ex-prefeito do município e secretário de Governo, Marcos Santana.
O deputado estadual Paulo Júnior, que é natural da cidade, também elogiou a entrega do Museu Histórico de Sergipe totalmente restaurado. “Representando São Cristóvão na Assembleia Legislativa, quero agradecer ao Governo do Estado. Este equipamento vai estar aberto a todos os turistas na nossa cidade de São Cristóvão. Ele é gerido pelo Estado, e a Prefeitura tem feito parcerias com o Governo para fomentar e incentivar a manutenção e a preservação de todo o patrimônio público do nosso município”, disse.
Durante a inauguração, o ex-prefeito Marcos Santana declarou:
“Celebramos hoje os 15 anos da chancela da Praça São Francisco como Patrimônio Mundial da Humanidade e a reabertura do Museu Histórico de Sergipe — marcos fundamentais na preservação da nossa cultura, memória e identidade.
Agradeço a presença de todas as autoridades que estiveram conosco neste momento tão especial, em especial ao governador Fábio Mitidieri e à secretária nacional de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, Roberta Martins, que nos honraram com sua atenção e compromisso com a cultura sergipana.
Seguimos firmes no propósito de valorizar a nossa história e fortalecer o turismo cultural em nossa cidade.” — concluiu Marcos Santana.
Também esteve presente na solenidade o ex-deputado federal André Moura, que afirmou: “Estou muito feliz aqui em estar ao lado de todos neste dia tão importante. Parabenizo o governador pela iniciativa, com um grande simbolismo de trazer a estrutura do Governo do Estado. Todas as vezes que o governador estiver em São Cristóvão, trará boas notícias à Cidade Mãe de todos os sergipanos”.
Diversos secretários de Estado e autoridades participaram da cerimônia, como o deputado federal Fábio Reis, os deputados estaduais Neto Batalha e Jeferson Andrade, além dos vereadores por São Cristóvão: Thiago Corrêa (presidente da Câmara de Vereadores), Fabio do Santana, Rodrigo Guery, Raelzinho Filho, Ítalo Macario, Rafael do Sucatão, Luciano da Colônia, Marcão da Pastoral, Marcus Lázaro, Rege do Rosa Maria, Robson da RR, Robson da Cabrita e Cabo Vitor.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Redação SE Notícias, com informações da Agência Sergipe de Notícias