O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) concluiu nesta quarta-feira, 22, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), uma capacitação de quatro dias em auditoria de financiamentos internacionais a instituições públicas. O curso, destinado a analistas de controle externo do Tribunal, foi conduzido pelo consultor financeiro Antônio Hideo Yamada, no laboratório da Escola de Contas.
O treinamento é parte de uma parceria entre o BID e Tribunais de Contas para realização de auditorias nos contratos de empréstimos e cooperação técnica entre o Banco e o Estado. A capacitação reforça nos analistas conhecimentos a respeito de contabilidade internacional, tornando-os habilitados a seguir normas de auditoria estabelecidas pela Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai).
“Estamos capacitando e reforçando conhecimentos de uma equipe de auditores independentes, formalizados no TCE e a capacitação de mais colegas que não haviam participado do primeiro curso para integrarem essa equipe. Nós estamos nos adequando às normas internacionais de contabilidade, considerando que os recursos auditados são de origem internacional, como empréstimo do BID ao Governo do Estado”, explicou o coordenador da comissão de auditoria, Osman Vieira.
O presidente do TCE, conselheiro Clóvis Barbosa, esteve presente no encerramento do treinamento e destacou a atuação dos profissionais do Tribunal. “É uma satisfação poder contar com a parceria do BID e com a presença do consultor Yamada para esta conversa com os auditores independentes do Tribunal. Nosso objetivo é, até o final do ano, termos as auditorias mais completas do Brasil, pois profissionais dedicados nós já temos”, salientou.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Instagram e no Facebook
Ascom/TCE