Dois estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Campus Itabaiana foram os grandes vencedores da etapa estadual do Desafio Sebrae 2012. Clarice Jesus Santos e Luiz Antônio de Oliveira, que são alunos do 4 período do curso de Ciências Contábeis, formaram a equipe SBA e conquistaram o direito de representar Sergipe na semifinal do Prêmio, no início de novembro, na Costa do Sauípe.
A solenidade de entrega da premiação foi realizada na noite desta terça-feira, 30, no auditório do Sebrae. O evento contou com a presença de representantes de diversas instituições de ensino e de dezenas de alunos que participaram da disputa. Foi a terceira vez que a UFS Itabaiana conquistou o primeiro lugar.
Bastante emocionado, Luiz Antônio ressaltou as dificuldades encontradas pela dupla durante as várias etapas do Desafio. “ Nossa equipe era composta por cinco pessoas, mas algumas foram desistindo ao longo dos meses. Persistimos no jogo porque acreditávamos em nosso potencial. Posso dizer que vivenciamos as dificuldades enfrentadas por um empreendedor ao tentar administrar o seu negócio”.
Para vencer a disputa, os estudantes conseguiram superar um importante obstáculo: o fato de residirem em cidades diferentes. “ Muitas vezes não tínhamos condições de discutir as estratégias na universidade. Como moro em Itabaiana e ele em Frei Paulo, ficava difícil marcar as reuniões. Durante várias madrugadas ficamos conversando ao telefone para tentar solucionar as questões”, ressalta Clarice.
De acordo com o superintendente do Sebrae, Lauro Vasconcelos, o Desafio é uma ferramenta importante para disseminar a cultura empreendedora entre os jovens. “ Administrar uma empresa é algo que requer muito conhecimento. Ao promover essa competição estamos preparando os universitários brasileiros para abrirem o seu próprio negócio e evoluírem nessa atividade”
Números
A etapa estadual do Desafio Sebrae contou com a participação de mais de 2,6 mil estudantes, divididos em 793 equipes. Neste ano os alunos tinham a missão de administrar uma fábrica de frutos tropicais, trabalhando com três linhas de produto: polpa, suco e sorvete de frutas tropicais. Eles precisaram tomar decisões relacionadas à produção e a prestação de serviços de alimentação.
Além de conquistar o direito de representar Sergipe na semifinal nacional do jogo, os integrantes da equipe vencedora receberam troféus, brindes e terão acesso aos cursos oferecidos pelo Sebrae. A Universidade Federal também foi contemplada com um troféu.
Segundo o diretor da UFS Campus Itabaiana, Marcelo Mário Ennas, a vitória dos estudantes serve para referendar a qualidade do ensino oferecido pela instituição. “Esse é um trabalho que envolve professores, técnicos e alunos. O fato de conquistarmos essa premiação pela terceira vez mostra que estamos no caminho certo”.
A semifinal contará com a presença das equipes que venceram nos seus respectivos estados, onde serão classificadas oito equipes para a grande final nacional, que também será realizada na Bahia. Na fase internacional participam os vencedores nacionais de cada país participante do Desafio Sebrae. Os vencedores da etapa internacional, incluindo o professor indicado pela equipe, ganham uma viagem de 10 dias de duração a um centro de referência mundial em empreendedorismo.
O Desafio Sebrae é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).