A Coordenadoria Estadual de Defesa do Consumidor (Procon), órgão da Secretaria de Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc,) divulgou nesta segunda, 23, o balanço das dez empresas que mais receberam reclamações de clientes em Sergipe. Tanto em 2016 quanto em 2015, a Vivo/GVT liderou as queixas. No ano passado, foram 695 reclamações, o que corresponde a 10,13% do total, enquanto que, em 2015, foram 763, o equivalente a 8,09% dos atendimentos.
Para o diretor do Procon, Andrews Matheus Fernandes Silva, quanto maior o número de clientes de uma empresa, as reclamações também serão crescentes. Ele ressalta que, do total de atendimentos realizados em 2016, 78,8% deles tiveram resolutividade, não precisando ser encaminhado à Justiça.
Depois da Vivo/GVT, o segundo no ranking de reclamações é o supermercado G. Barbosa, que teve 384 reclamações, o que corresponde a 5,07% do total. No ano passado, a rede supermercadista também se manteve no segundo lugar, com 526 reclamações, ou seja, 5,58%. Na lista das dez empresas que mais tiveram reclamações no Procon no ano passado, as novidades são Caixa Econômica Federal (com 171, com 2,49% do total), a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) (168, 2,45%), Banco Bradescard (151, com 2,20% do total) e Net Serviços de Comunicação S/A, com 147 reclamações, o que equivale a 2,14%.
Andrews Matheus observou que, entre 2016 e 2015, houve queda no número de atendimentos. Ele acredita que isso pode ter ocorrido porque as pessoas resolveram as pendências diretamente nas lojas, sem a necessidade de recorrer a Coordenadoria Estadual de Defesa do Consumidor. Ele alerta, no entanto, que os consumidores devem ser dirigir ao Procon sempre que houver necessidade. A sede fica na rua Santa Luzia e funciona, sempre de segunda à sexta-feira, das 08h às 15h. A unidade do shopping Riomar funciona, também de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.
Da ASN.