Com a chegada do verão, nos locais onde o fornecimento de água é irregular, é comum que as pessoas recorram aos poços artesianos como solução para os momentos de seca. Para garantir que a água é saudável e adequada ao consumo, é necessário fazer a análise da potabilidade da água. Esse teste vai indicar se a água é segura e se sua ingestão traz algum risco à saúde. Em Sergipe, o serviço pode ser solicitado no Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS).
Na análise de potabilidade são realizados testes para saber se a água é de confiança e está isenta de micro-organismos ou substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde das pessoas. A avaliação segue padrões definidos pelo Ministério da Saúde (Portaria 2914/2011).
“No teste de potabilidade, a água passa por análises físico-químicas e microbiológicas, que nos permitem observar a presença de bactérias que podem causar doenças, os níveis de salinidade e acidez, além das características visuais da água, pois ela deve ser incolor (sem cor), inodora (sem cheiro) e insípida (sem sabor)”, explica a química Claudia Xavier, do Laboratório de Química de Água do ITPS.
O funcionário público, Leivison Santos, que é morador de Aquidabã, procurou o ITPS para analisar a qualidade da água do poço artesiano perfurado em sua casa. “Nós queríamos saber a qualidade da água do nosso poço e fomos orientados a procurar essa análise no ITPS. Nosso objetivo era principal era saber de que forma poderíamos utilizar a água do poço, se podíamos beber, tomar banho ou fazer limpeza”, comenta.
Assim que perfurou o poço artesiano em sua propriedade rural, o agricultor e ceramista, Everaldo Santana, solicitou a análise de água no ITPS. “Pedi a análise porque quero saber se é possível usar a água do meu poço para irrigação, limpeza da casa e banho. Aqui nessa região a água dos poços não serve para beber, mas com a análise vou saber essa se água pode passar por tratamento e ser ingerida”, explica.
Demanda
A análise de potabilidade é a principal atividade do Laboratório de Química de Água do ITPS e representa 60% do total de análises realizadas durante o ano inteiro. Em média, são 270 testes de potabilidade por mês, o que resulta em 3200 procedimentos por ano.
No último trimestre de 2016, O LQA registrou um crescimento na demanda. “A procura pela análise de potabilidade em água de poços cresceu nos últimos meses possivelmente por causa dos problemas de fornecimento de água, da estiagem e consequentemente do aumento do número de poços artesianos em Sergipe”, completa Claudia Xavier.
Procedimentos
Aqueles que já têm poço artesiano em sua propriedade e que desejam analisar a qualidade de água devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento Ao Cliente (SAC) ou com o Laboratório de Água do ITPS por meio dos telefones (79) 3179 8087/8081 e 8068.
“O consumidor deve solicitar uma proposta de serviços, que constará o valor da análise e também as orientações de coleta, preservação das amostras e a forma de entrega ao SAC do ITPS. Os resultados serão disponibilizados no site do ITPS, enviados por e-mail ou impressos e entregues no balcão do SAC”, finaliza Claudia Xavier.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Ascom/ITPS