A primeira parcela do Programa Garantia Safra será paga a partir da próxima quarta-feira (18) a 8.784 agricultores de 14 municípios sergipanos que tiveram perda de safra confirmada. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal, 2016 foi o quinto ano mais difícil em relação à seca. “Os relatórios da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro) apontaram perda de 70% da safra de grãos, principalmente do milho. Em alguns municípios, essa perda chegou a 100%. Durante cinco meses serão injetados mais de R$ 1,4 milhão na economia do estado com a garantia”, disse.
As cidades que receberão a primeira parcela são: Aquidabã, Frei Paulo, Pedra Mole, Nossa Senhora Aparecida, Ribeirópolis, Simão Dias, Gararu, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, São Miguel do Aleixo, Tobias Barreto, Canindé do São Francisco, Lagarto e Porto da Folha.
Para receber o recurso, o agricultor deve procurar a secretaria de agricultura do município onde mora ou a Emdagro para confirmar qual o Número de Identificação Social (NIS) vinculado a ele nesta folha de pagamentos. Com este número em mãos, deve ir a alguma casa lotérica ou agência da Caixa Econômica.
O Garantia Safra é realizado pelo Governo Federal em parceria com o Governo do Estado, municípios e agricultores que participam com um percentual de aporte financeiro formando um fundo.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.
Do G1 SE