O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira (1º) que 980 inscritos para fazer a prova do Enem da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Didática VI – vão realizar a prova nos dias 03 e 04 de dezembro. A mudança foi realizada em razão ocupações de locais de provas em todo o país.
Segundo o Inep, a divulgação das notas do Enem 2016 estava prevista e foi mantida para 19 de janeiro. Ainda de acordo com o Inep, não houve alteração nessa data e, por isso, não vai haver interferência no cronograma das instituições que usam o Enem como processo seletivo.
Ocupação
Estudantes continuam ocupando nesta terça-feira (1º) as Didáticas I e VI da sede da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em São Cristóvão. A instituição está prevista para ser local de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo fim de semana.
A assessoria de comunicação da UFS informou que a instituição que vai aplicar os exames, a Cespe, solicitou a disponibilidade de todas as salas de aula das seis Didáticas. “Como só cedemos o espaço, não temos a informação de quantos estudantes deverão fazer as provas na UFS”, disse o vice-reitor da universidade, André Maurício Conceição.
O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu um prazo para a desocupação até a segunda-feira (31). Nesta terça-feira (1º) o Governo Federal deve anunciar quantos alunos que estavam listados para prestar o exame nas unidades ocupadas em todo o país não farão o teste neste fim de semana.
“Cerca de 30 pessoas ocuparam a Didática VI na noite de segunda-feira (31). Outras 40 estão na Didática I, lá a ocupação começou no dia 24 de outubro e não há previsão para a saída dos manifestantes”, informou Levi José Lemes, da União da Juventude Comunista (UJC).
As duas principais reivindicações dos estudantes são a retirada da medida provisória que reforma o ensino médio e da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que prevê um teto para os gastos públicos e foi aprovada na semana passada na Câmara dos Deputados. A proposta agora será analisada no Senado Federal.
Mais ocupações
O Colégio Estadual Felisbelo Freire, em Itaporanga D’Ajuda, e o Colégio Estadual Carlos Firpo, na Barra dos Coqueiros, também continuam ocupados na manhã desta terça-feira (1º) sem previsão de mudança nessa situação.
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que a escola do município da Barra dos Coqueiros ocupada desde o dia 24 de outubro não será local de aplicação do Enem. A assessoria de comunicação ainda não tem informação se o Colégio Estadual Felisbelo Freire também não será local de prova. Uma comissão da Seed tenta negociar com os manifestantes a desocupação das unidades. (Informações do G1 SE)
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram