Policiais militares do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb) flagraram, na última sexta-feira, 28, dois indivíduos que mantinham ilegalmente 15 aves em cativeiro, nos municípios de Pirambu e São Cristóvão.
Em patrulhamento de rotina, a guarnição visualizou sete aves expostas em uma residência situada na Avenida Paulo Barreto de Menezes, no Centro da cidade de São Cristóvão. Na abordagem, uma senhora de 41 anos se apresentou como responsável pelas aves e confirmou não possuir documento autorizando a criação de animais em cativeiro. Diante da negativa e por se tratar de crime ambiental, foi lavrado um termo circunstanciado e as aves apreendidas.
A mesma guarnição retornava do atendimento de uma ocorrência na cidade de Pirambu, quando visualizou outras quatro aves expostas em uma árvore na Praça Maria do Carmo, no Centro de Pirambu. Como havia muitas pessoas no local, a guarnição identificou o proprietário dos animais, um senhor de 65 anos que, em conversa com a guarnição, confessou aos policias que possuía mais quatro aves em casa, também mantidas de maneira ilegal.
Diante do flagrante, as oito aves foram apreendidas e lavrado um termo circunstanciado. Em ambos os casos, os infratores vão responder pelo artigo 29 da Lei 9.605/08 (Lei de Crimes Ambientais). Entre os animais encontrados, havia apenas aves comuns nos biomas sergipanos, como cabeças, sanhaços e papa-capins.
As ocorrências foram atendidas pela equipe composta pelo cabo Barreto Junior e os soldados Pithon e Daniel Sá.
Ascom/PM/SE