O candidato a prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), e sua vice, Eliane Aquino (PT), foram recebidos, na noite desta terça-feira (23), por representantes das entidades do setor turístico da capital. O evento, organizado pela Fundação Aracaju Convention e Visitors Bureau, foi uma excelente oportunidade para Edvaldo apresentar o seu programa de governo, que propõe uma “Cidade Inteligente, Humana e Criativa”, e como essa ideia pode beneficiar o turismo em Aracaju.
Mostrando sempre as suas intenções de trabalhar junto com o setor, “a quatro mãos”, Edvaldo fez questão de ressaltar que não iria trazer projetos mirabolantes ou obras faraônicas no seu programa, e que desde já estava lançando um portal colaborativo dentro do seu site, para que todos possam dar sugestões.
“Aracaju é a porta de entrada do Estado para o turismo, o centro de recepção, permanência e distribuição do fluxo turístico de Sergipe. Precisamos assumir o protagonismo no setor, sem ficar esperando pelo Estado ou pela União, mas fazendo parcerias”, afirmou. Sendo assim, o objetivo, explicou ele, é elaborar um Calendário Anual de Eventos da cidade, para facilitar a programação de turistas e empresas, retomando iniciativas que deram certo na gestão anterior de Edvaldo, como o Projeto Verão e o Reveillon da Cidade, além de criar outros eventos fixos nos pontos turísticos de Aracaju.
GOVERNANÇA
A base principal da política de turismo do plano de governo de Edvaldo Nogueira é justamente a da “volta da governança”, através da reativação, reestruturação e fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo. “Vamos elaborar um Plano de Desenvolvimento Estratégico do Turismo e, para isso, contamos com a consultoria especializada de quem trabalha na área. Vamos também criar o Fundo Municipal do Turismo, para o qual serão destinados parte dos recursos provenientes dos tributos municipais arrecadados por todas as empresas do setor”, confirmou Edvaldo, numa das propostas mais elogiadas da noite.
As parcerias com o setor privado também são o eixo principal de outras ações que o candidato pretende implementar pela cidade, com ações que vão da Saúde à Iluminação Pública. “Aracaju não pode ficar de fora do grupo de cidades mais inovadoras do país. Com ações como o ‘Aracaju Conectada’, com wifi grátis primeiramente nos pontos turísticos da cidade, e ‘Aracaju na Palma da mão’, em que o cidadão poderá interagir com a prefeitura diretamente através de um aplicativo de celular, vamos tirar a cidade do atraso”, disse Edvaldo.
TRADE
A presidente da Associação Brasileira Da Indústria De Hotéis (Abih-SE), Daniele Mesquita, elogiou o entusiasmo do candidato com o setor e considerou o programa “atual e dentro do que a cidade necessita”, principalmente o fundo específico para o setor, que já é uma realidade em cidades que lucram bastante com o turismo como Maceió (AL). O empresário Manoel Lisboa também elogiou o programa de governo apresentado, sobretudo na questão do Planejamento Estratégico do Turismo.
Luiz Simões, presidente da Fundação Aracaju Convention e Visitors Bureau, parabenizou Edvaldo pelo plano, “pelas boas percepções de quem tem experiência na prefeitura, inclusive com o linguajar de quem já trabalhou na área”, citando inclusive o empresário Jorge Santana, coordenador do Programa de Governo de Edvaldo Nogueira e que também compôs a mesa de apresentação do programa.
A candidata a vice-prefeita, Eliane Aquino, encerrou as falas da noite, destacando a experiência de sucesso da equipe que elaborou o programa de governo. “Aracaju precisa ser vista como ela é, a melhor cidade do Nordeste. Este será um dos nossos desafios”, afirmou.
Acompanhe também o SE notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Ascom/Edvaldo