A arquibancada do Estádio Estadual Lourival Batista (Arena Batistão) recebeu nesta quarta-feira, 27, além dos já veteranos torcedores e amantes do futebol, uma torcida especial, composta por crianças e adolescentes alunos da rede pública estadual.
A ida de toda essa estudantada à Arena Batistão é o resultado de uma ação conjunta das secretarias de Estado de Turismo e Esporte (Setesp) e de Educação (Seed), que objetivou estimular nesses alunos o interesse pela pratica esportiva, proporcionando-lhes a participação em um evento esportivo internacional.
Para tanto foi imprescindível a articulação entre os departamentos de Educação (DED/SEED) e de Educação Física (DEF/SEED) e da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA/SEED), que mobilizaram as unidades de ensino da capital, e providenciaram a logística de deslocamento dos estudantes.
A partida, embora tenha sido apenas amistosa, foi bastante disputada, tendo as duas equipes suado em campo pela vitória. Atenta, a torcida dos estudantes da rede estadual acompanhou todo jogo a pouco metros dos atletas olímpicos convidados, que por sinal abriram o placar ao marcarem o primeiro gol.
Os colorados, como são chamados os jogadores do time do Sergipe, não deixaram por menos. Foram para o ataque e logo emplacaram a bola dentro da trave da seleção olímpica japonesa, igualando o resultado e levando a jovem torcida aos gritos de comemoração.
Torcida
Mas o gol estava impedido, bola para frente, a torcida não desanimou. “O jogo está equilibrado, estou gostando muito. Para mim está sendo muito interessante assistir a esta partida, pois é uma oportunidade única porque muitos de nós não teríamos condições de participar se não fosse desse modo”, disse entusiasmado Mateus Alves, aluno do ensino médio do Colégio Estadual Santos Dumont.
Mateus assistia a segunda partida de futebol dentro de um estádio profissional. Mas a grande maioria dos estudantes da rede púbica que assistiu a esta partida junto com ele, estava dentro de um estádio pela primeira vez.
“Foi muito bom. Pela televisão agente não percebe que um campo de futebol é assim tão grande”, disse a pequena Kauane Jeniffer, aluna da Escola Estadual Maria do Carmo Alves. Aos 11 anos, ela afirma que ainda não pratica esporte regularmente, mas que tem “vontade de ser atleta”.
Ainda no primeiro tempo veio o segundo gol do Sergipe, este válido, e novamente a torcida da rede estadual foi só animação. Os jovens vibraram empolgados ao exaltarem os colorados pelo empate da partida.
No 1×1, permaneceu o placar até o final da partida. Mas a cada lance de gol do time sergipano, ou um deslize cometido pelos jogadores japoneses, era suficiente para agitar os jovens espectadores do futebol profissional.
“Para nós é sempre importante a participação de nossos estudantes em eventos esportivos. E com organização, conseguimos trazer todos os nossos alunos do ensino fundamental para prestigiar esse amistoso internacional”, afirmou a diretora da Escola Estadual Maria do Carmo Alves.
Recepção
Na última sexta-feira, 22, os alunos do Colégio Estadual Governador Albano Franco recepcionaram no aeroporto de Aracaju os atletas japoneses que vieram ao Brasil participar dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Quando os jogadores desembarcaram do avião, os alunos, trajados com roupas típicas do período junino, agitaram bandeiras do Estado de Sergipe e do Japão.
Representando o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, a diretora do Departamento de Educação Física da Seed, Maria Auxiliadora Pires, esteve no aeroporto de Aracaju para receber a delegação japonesa.
“Sergipe recebeu os japoneses de braços abertos. Os alunos da rede pública estadual ficaram felizes por terem a oportunidade de saudar os jovens atletas a poucos dias da abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016”, disse.
Rio 2016
Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, a seleção olímpica de futebol do Japão está no grupo B, que tem ainda Colômbia,
Nigéria e Suécia. Os japoneses estreiam na competição no próximo dia 4 de agosto, na cidade de Manaus.
Nos Jogos de Londres, o time surpreendeu e chegou às semifinais, sendo eliminado pelos próprios coreanos. A meta desta vez é conseguir medalha.
Título sergipano
A equipe do Sergipe ganhou o direito de realizar amistoso com a seleção olímpica do Japão ao conquistar o título de Campeão Sergipano 2016.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Ascom/Seed