A Editora Oficial do Estado de Sergipe – Edise – homenageará Tobias Barreto de Menezes (1839-1889) com o lançamento da coleção das “Obras Completas de Tobias Barreto”. O evento acontece no próximo dia 7 de junho, às 18 horas, no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju. A coleção dará às novas gerações a oportunidade de conhecer um dos intelectuais mais festejados do país. “Um homem além do seu tempo. Um filósofo, poeta, crítico e jurista brasileiro, fervoroso integrante da Escola do Recife, um movimento filosófico de grande força calcado no monismo e evolucionismo europeu. Essa coleção dá oportunidade ímpar de se conhecer mais profundamente Tobias Barreto”, destacou o diretor Industrial da Segrase, Mílton Alves.
O filósofo, poeta e escritor, Tobias Barreto de Menezes, nasceu em 7 de junho de 1839, em Vila de Campos do Rio Real, a atual cidade de Tobias Barreto em Sergipe e faleceu em 26 de junho de 1889. Tobias Barreto, crítico e jurista brasileiro, também foi o fundador do Condoreirismo brasileiro (estilo literário que parte do romance) e foi patrono da cadeira 38 da Academia Brasileira de Letras.
O filósofo e escritor esteve sempre influenciado pelo espiritualismo de diversos países. A exemplo da inspiração francesa, do naturalismo de Haeckel e Noiré em 1869, que resultou no artigo “Sobre a religião natural de Jules Simon”. Em 1870, Tobias Barreto influenciado por alemães, começa autodidaticamente a estudar a língua alemã. E a partir disto escreveu ‘Estudos Alemães’, uma importante obra para a difusão do germanismo.
Obras Completas
Organizada pelo jornalista, historiador e ex-secretário de Estado da Cultura, Luiz Antônio Barreto (in memoriam), a coleção ‘Obras completas de Tobias Barreto’, conta com dez livros. Ei-los:
“Monografia em alemão”, que traz relatos de um brasileiro registrados em um periódico alemão, segundo a perspectiva atual, um crime a ser punido.
“Estudos de direito I”, sugerindo textos de Tobias Barretos sobre diferentes assuntos derivados da filosofia e do direito.
“Estudos de direito II”, dando continuidade à mesma perspectiva do “Estudo de direito I”, prosseguido pelo “Estudos de deito III”, uma verdadeira síntese e guia do pensamento filosófico deste ícone sergipano.
“Crítica de literatura e arte”, integrando o plano geral das Obras Completas de Tobias Barreto.
“Crítica e política social”, apresentando por meio de artigos e discursos, temas políticos, sociais e culturais.
“Crítica de religião”, neste livro, Tobias Barreto se opõe ao conservadorismo espiritualista.
“Estudos alemães” analisa o entusiasmo germânico visível nos representantes da inteligência nacional.
“Dias e Noites”, reúne poemas desde a mocidade de Tobias Barretos.
E por fim, “Estudos de filosofia”, que revela neste volume a vigor do pensamento de Tobias Barreto em matéria de análise filosófica.
por Cândida Oliveira , da Assessoria de Comunicação da Segrase
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.