Será inaugurada, na próxima quarta-feira (1º), às 16h, a Casa de Tobias, o primeiro museu que remonta a vida e a obra do filósofo, jurista, poeta e escritor sergipano Tobias Barreto de Menezes. A iniciativa integra a programação da Semana Cultural do município sergipano de Tobias Barreto e reitera o compromisso de resgatar a cultura sergipana através de seus filhos ilustres.
O museu está montado na casa em que Tobias nasceu e residiu. Os visitantes poderão conhecer a vida e a obra do homenageado através dos sete ambientes ricamente montados. O grande destaque se dará pelo uso de recursos multimídia, como o uso de vídeos em formato de cordel, e pela reprodução do gabinete do filósofo, que conta ainda com reprodução de cartas escritas a punho por Tobias Barreto em meados do século XIV. O espaço está localizado na avenida 7 de Junho, nº404, e funcionará de segunda à sexta, das 8h às 18h. O acesso é gratuito.
“Para nós, é muito gratificante poder tirar esse sonho do papel. Nosso objetivo sempre foi o de valorizar o que temos de melhor. Foi feito todo um estudo de modo que pudéssemos recriar os elementos que contam a história dele”, explica o secretário Municipal da Cultura, Josenilson Bispo.
Após a inauguração da casa, às 19h, haverá a abertura oficial da Semana Cultural com uma palestra proferida secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho. O evento seguirá ate o dia 7 de junho e envolverá, neste ano, 24 escolas de ensino fundamental e médio da rede pública e particular do município, estimulando o interesse pela cultura através da poesia, teatro e um desafio de conhecimentos sobre a vida de Tobias.
“A cada ano o interesse aumenta. Sabemos que a premiação é um grande atrativo, mas também temos a certeza de que o conhecimento que adquirem é para toda a vida”, destaca Bispo. Ele ainda conta que as inscrições aumentaram em 60%.
A Semana Cultural Tobias Barreto de Menezes é promovida pela Secretaria Municipal da Cultura e premia a escola que obtiver maior pontuação com uma viagem cultural com destino às cidades pernambucanas de Escada e Recife, onde Tobias Barreto pôde aflorar todo o seu conhecimento. “É uma forma de valorizar um intelectual sergipano que rompeu as limitações de uma época para ganhar o mundo e estimular o interesse pelo aprendizado nos nossos jovens”, reforça o secretário Josenilson Bispo.
A viagem acontece no período de férias escolares. Ao longo de dois dias os estudantes visitarão museus, universidades e outros pontos culturais dessas cidades, percorrendo os caminhos por onde Tobias passou.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram