A partir desta segunda-feira, 23, escolas públicas e privadas de todo país já podem inscrever seus trabalhos no concurso ‘Pesquisar e Conhecer para Combater o Aedes aegypti’. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Saúde, escolherá vídeos de até 90 segundos que apresentem, de forma criativa, os trabalhos desenvolvidos nas escolas brasileiras no combate ao mosquito Aedes aegypti.
O período de inscrição segue até o próximo dia 31, e cada unidade escolar poderá inscrever apenas um vídeo em cada categoria (pública e privada), e nível de ensino (educação infantil, ensino fundamental anos iniciais, ensino fundamental anos finais, ensino médio e técnico, e graduação).
O material deverá ser produzido por uma equipe formada de um professor ou educador responsável e até três alunos, e as imagens devem ser captadas por meio de aparelhos de telefone celular ou câmeras fotográficas domésticas que apresentem boa qualidade de imagem e som.
Em Sergipe, o Governo do Estado tem desenvolvido um trabalho contínuo de prevenção e combate ao mosquito transmissor de doenças como a Dengue e o Zika vírus, por meio da Brigada da Educação Contra o Aedes, da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com outros órgãos e Secretarias.
De acordo com o coordenador da Brigada, Jorge Costa, durante o período da ação nas escolas da rede estadual, os estudantes vêm realizando diversas atividades, como produção de cartazes e vídeos, caminhadas e mobilizações, dentre outras. “O concurso é de suma importância para a divulgação dos trabalhos produzidos pelos estudantes, o que é positivo, tanto para mobilizar a comunidade e os colegas da escola, quanto para combater o vetor”.
Vencedores
O concurso será divido em duas etapas, regional e nacional. Na primeira, o Ministério da Educação indicará uma equipe de especialistas que escolherá os cinco melhores vídeos de cada categoria e nível em cada unidade da federação.
Esses cinco finalistas de cada categoria serão submetidos a uma comissão julgadora final, composta por membros indicados pelo MEC e parceiros do Pacto da Educação Contra o Zika, a qual indicará o vencedor de cada categoria e nível por estado.
Na categoria rede privada, será escolhido um vencedor por nível em cada unidade da federação. Na categoria rede pública, serão escolhidos dois vencedores por nível em cada unidade da federação.
Na segunda etapa, os vencedores de cada nível e categoria de todas as unidades da federação concorrerão entre si para que sejam selecionados os vencedores nacionais. Cada categoria/nível terá dois vencedores: um escolhido pela Comissão Julgadora Final, indicada pelo MEC, e outro escolhido por Júri Popular.
Para mais informações acesse o link zikazero.mec.gov.br/, ou entre em contato através do e-mail pesquisareconhecer@mec.gov.br
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.
Matéria extraída do Portal Agência Sergipe de Noticias.