Em meados do mês de março, a Secretaria de Estado da Justiça em parceria com as Duchas Corona Hidra, implantou no presídio de São Cristovão, o Copemcan, uma fábrica de chuveiros da marca, possibilitando que internos do presídio começassem a trabalhar na linha de montagem do produto.
Inicialmente eram 5 internos, hoje o projeto já alcançou 41, que diariamente tem trabalhado em conjunto no processo de montagem dos chuveiros elétricos. Para trabalhar na fábrica os presos passam por uma avaliação, são selecionados por bom comportamento, e ao começar os trabalhos a cada 3 dias de serviço eles tem direito a 1 dia a menos de pena no benefício de remissão.
Para o secretário de justiça, Antônio Hora Filho, a implantação das Duchas Corona no Compecan é um projeto inovador, por ser inédito no Estado de Sergipe e possibilitar além de meios de trabalho remunerado para o interno, também experiência profissional.
“Nós estamos com uma fábrica das Duchas Corona Hidra, uma parceria e temos uma expectativa de chegarmos a 150 presos trabalhando em dois turnos dentro do Copemcan na linha de montagem de produção de chuveiros. Em troca desse trabalho, a cada 3 dias trabalhados o preso tem a redução de 1 dia de sua pena, isso é um atrativo muito grande para o preso que ainda vislumbram a possibilidade de ser reinserido na sociedade, ser resgatado da marginalidade e da delinquência,” disse o secretário.
O preso que hoje trabalha na Duchas Corona, recebe um salário mínimo, desse valor 2\3 é para o seu próprio bolso, sendo depositado em sua conta até o dia de sua saída ou destinado a sua família, e 1\3 é depositado na conta do Fundo Penitenciário do Estado, sendo esse valor revertido em benefício para a própria unidade prisional e manutenção do projeto.
“Então é um projeto inovador em nosso estado e está contribuindo com o resgate da cidadania, está ampliando as possibilidades de ressocialização dos presos, a exemplo da tornozeleira eletrônica, a exemplo da Central Integrada de Alternativa Penal, a exemplo da Central de Videoaudiências e a exemplo das Audiências de Custódia. Esta ação da fábrica das Duchas Coronas dentro do Copemcan, contribui decisivamente para a redução da reincidência e cometimento de delitos dos regressos do sistema,” disse.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: Assessoria de comunicação – Sejuc